Live da Apufsc: “Segurança e autonomia no ensino remoto”

Nesta quinta-feira (13) a Apufsc promoveu uma live sobre “Segurança e autonomia no ensino remoto”. Participaram do debate os professores da UFSC, Sérgio Peters, do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico, e Vinicius Ramos, da Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (CIT) do Campus Araranguá, além do professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nelson Pretto. A conversa foi mediada pelo presidente da Apufsc, Bebeto Marques.

Ao longo da transmissão foram abordados pontos como os riscos à privacidade dos dados nos modelos adotados pelas universidades, a liberdade de cátedra durante o ensino remoto e os aspectos de segurança que envolvem à gravação ou não das aulas síncronas. Abaixo você confere o vídeo da live:

"Segurança e autonomia no ensino remoto"

A Live da Apufsc de hoje conta com a participação dos professores da UFSC, Sérgio Peters (INE/CTC) e Vinicius Ramos (CIT/Araranguá), o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nelson Pretto, e o presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques.

Posted by Apufsc-Sindical on Thursday, August 13, 2020

Sobre os convidados

Nelson de Luca Pretto é licenciado em Física, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da UFBA e membro titular da Academia de Ciências da Bahia. Foi conselheiro e secretário regional da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC). Possui experiência em Educação e Comunicação com ênfase em temas como internet, educação e cibercultura, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância.

Sérgio Peters possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É vice-diretor do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC e professor do Departamento de Informática e Estatística (INE). Leciona a disciplina “Cálculo Numérico em Computadores” e é pesquisador nas áreas de cálculo numérico computacional e mecânica dos fluídos computacionais.

Vinicius Faria Culmant Ramos é bacharel em Ciências da Computação e mestre e doutor em Engenharia de Sistemas da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade Tecnlógica de Eindhoven, da Holanda. É professor da Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (CIT) do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC/UFSC). É também pesquisador atuante em temas como sistemas educacionais inteligentes, analítica de aprendizagem, ensino de computação e análise de dados de redes sociais.