Professores do campus de Joinville participam de reportagem sobre a “nova corrida espacial”

Os professores Rafael Cuenca e Talita Possamai, docentes da UFSC Joinville, participaram de uma reportagem sobre a nova corrida espacial, veiculada pela emissora ND TV, que foi ar nesta terça-feira, 20 de julho

O professor Cuenca, coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC, comentou as perspectivas do chamado “turismo espacial” para o Brasil nos próximos anos e destacou que uma série de serviços  aeroespaciais fazem parte do cotidiano das pessoas, por meio de satélites  em órbita que permitem o funcionamento de internet, telefonia, previsões meteorológicas que ajudam, inclusive, na otimização da produção de alimentos pelo agronegócio.

Já a professora Talita faz parte do projeto “Constelação Catarina” e falou sobre o programa que está desenvolvendo satélites de pequeno porte, chamados de nanossatélites, para prestar serviços à Defesa Civil do estado. Estes satélites têm um baixo custo e pesam cerca de 1kg. A ideia é que eles possam monitorar pontos de atenção do relevo, como margens de rios, a fim de enviar informações às autoridades que permitam evitar maiores danos à população, em caso de desastres naturais. Doze nanossatélites devem ser lançados já no próximo ano.

Assista à reportagem na íntegra clicando aqui

Já pensou em ser um engenheiro aeroespacial? A UFSC está com inscrições abertas para o seu Processo Seletivo 2021.2. O curso de graduação em engenharia aeroespacial é oferecido gratuitamente no campus de Joinville. Saiba mais sobre este e sobre os demais cursos da UFSC Joinville clicando aqui.

Fonte: Notícias da UFSC