Reportagens de jornalista formada na UFSC sobre imóveis do clã Bolsonaro vencem prêmio de jornalismo

Apuração de Juliana Dal Piva mostrou que o presidente, seus filhos, irmãos e suas duas ex-mulheres negociaram 107 imóveis, dos quais 51 foram comprados total ou parcialmente com dinheiro vivo

O UOL venceu o Prêmio Livre.jor de Jornalismo-mosca — que destaca reportagens feitas com dados públicos ou que promovam mecanismos de transparência — com a série de reportagens sobre as transações imobiliárias da família Bolsonaro, de autoria dos colunistas Juliana Dal Piva e Thiago Herdy. Dal Piva é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nas reportagens, Dal Piva e Herdy mostraram que o presidente, seus filhos, irmãos e suas duas ex-mulheres negociaram 107 imóveis, dos quais 51 foram comprados total ou parcialmente com dinheiro vivo. As informações são do UOL.

Além das reportagens no site, a apuração de Dal Piva resultou no podcast “A vida secreta de Jair” e no livro “O negócio do Jair”, publicado em 2022. Em 2021, após a estreia do podcast, a jornalista recebeu mensagens ameaçadoras e ofensivas de Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro. Na ocasião, o Departamento de Jornalismo da UFSC divulgou uma nota de repúdio.

Juliana Dal Piva (Foto: Lucas Lima/UOL)

Reconhecida internacionalmente, Dal Piva já recebeu também o prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, pelo trabalho “Em 28 anos, clã Bolsonaro nomeou 102 pessoas com laços familiares”, com a equipe do Jornal O Globo, em 2019, e o prêmio Cláudio Abramo de jornalismo de dados, em 2021, pelo conjunto de reportagens “Anatomia da Rachadinha”, com a equipe do núcleo investigativo do portal UOL, segundo perfil publicado no site Catarinas.

Imprensa Apufsc