Em audiência, reitor afirma que sede da Apufsc está no plano de demolição do CFM

O presidente da Apufsc reforçou a importância da identificação histórica dos/as docentes com o prédio dentro da universidade

Na última quarta-feira, dia 7, a Diretoria da Apufsc-Sindical se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, para tratar sobre o futuro da sede do sindicato no campus de Florianópolis. De acordo com o reitor, o prédio da Apufsc está no plano de demolição do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), previsto para acontecer neste ano. Uma reunião com a equipe técnica responsável pelo projeto e a Apufsc deverá acontecer ainda este mês, por intermédio da Reitoria.

Durante a conversa, o presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, demonstrou preocupação com o caso. Ele destacou que o prédio onde o sindicato está há quase 50 anos tem uma grande importância de identificação histórica para os/as docentes. Para ele, é importante que o reitor discuta administrativamente a real necessidade de demolição da sede, já que em termos estruturais, segundo análise de engenheiro, o local está em condições de uso, diferente do restante do CFM. A manutenção do prédio é feita periodicamente com recursos da própria Apufsc.

Audiência aconteceu no gabinete do reitor e teve participação de membros da gestão atual e anterior de Diretoria da Apufsc (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)

O reitor aproveitou para ressaltar que é importante para a universidade que os/as docentes tenham um sindicato forte. E afirmou que, em caso de demolição, a sede da Apufsc deverá ser realocada, embora ainda não haja projeto para isso. Ele também apontou para a pressão de órgãos como a Controladoria Geral da União (CGU) para a cobrança de aluguel de locais públicos cedidos.

Diante da situação, uma nova reunião deve ser realizada ainda este mês entre a Apufsc, a Prefeitura Universitária, o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (Dpae) e os técnicos responsáveis pelo plano de demolição.

Imprensa Apufsc