Jornal Notícias do Dia publica direito de resposta da Apufsc

Em nota na coluna do jornalista Cacau Menezes, Sindicato destacou esforços dos docentes para oferecer um ensino de qualidade durante a pandemia

O jornal Notícias do Dia publicou na última sexta-feira (20) um direito de resposta da Apufsc na coluna do jornalista Cacau Menezes, que recentemente se referiu à suspensão das atividades presenciais da universidade como um período de férias prolongadas. A nota da Apufsc reitera que os professores não tiraram férias durante a pandemia e destaca que atividades de ensino, pesquisa, extensão e de orientação na pós-graduação estão em andamento, considerando as questões sanitárias.

“Estaremos sempre vigilantes e não vamos tolerar depreciação da dignidade profissional dos professores, da verdade dos fatos e tampouco matérias que depreciem a nossa Universidade Federal de Santa Catarina “, afirma o presidente da Apufsc, Bebeto Marques.

O advogado da Apufsc, Prudente Melo, ressaltou a importância do direito de resposta que foi cumprido. “Precisamos reconhecer que, neste momento, os professores e professoras estão empenhados frente à essa pandemia, a responder com qualidade. Porque, afinal, a UFSC é uma das melhores instituições de ensino, não só do Brasil.”

No dia 11, o jornalista escreveu uma nota sobre a decisão da UFSC de manter a suspensão das atividades presenciais até maio de 2021. Com o título “Moleza”, o texto trouxe informações descontextualizadas e que não refletem a realidade. Após a publicação, o Sindicato enviou uma notificação extrajudicial ao jornal, para que fosse concedido direito de resposta. Também iniciou uma campanha nas redes sociais (#aUFSCnãopara) para divulgar o trabalho dos docentes durante a pandemia

Confira a nota publicada no jornal deste dia 20, como direito de resposta:

Em resposta à nota ‘Moleza”, publicada nesta coluna no último dia 11, a ApuUFSC – Sindical esclarece que os docentes da UFSC não tiraram “férias” na pandemia, deixando sem aulas os alunos de graduação e de pós-graduação. “Estamos trabalhando na modalidade remota, depois da decisão do Conselho Universitário. Os conteúdos de ensino previstos no semestre 2020.1 estão sendo repostos e o semestre 2020.2 tem previsão de início logo em seguida para a pós- graduação e dia 1o de fevereiro para a graduação. Conforme definido, a Câmara de Graduação aprovou a proposta de calendário 2020.2 para ser deliberada pelo CUn. Semestre 2020.2 com início em 01/02/2021 e término 22/05/2021. A reunião do CUn deverá ocorrer no dia 24 deste mês e apreciar a proposta. Do mesmo modo, as atividades de pesquisa, de extensão e de orientação na pós-graduação estão em andamento, na medida do possível, dadas as imposições das condições sanitárias e da precária infraestrutura institucional”.