Plano de saúde: debate será ampliado

No dia 5 de setembro 2007, às 14 horas, a diretoria da Apufsc reuniu-se de forma ampliada, com aproximadamente trinta professores, para discutir as bases da renovação do contrato do plano de saúde da Unimed. Foram feitas duas exposições iniciais, uma do professor Armando Lisboa, atual presidente da Apufsc, esclarecendo sobre as negociações que ele vem realizando com a Unimed, e outra do professor Carlos Soares, ex-presidente da Apufsc, esclarecendo também sobre as negociações na época de sua gestão. Com a abertura dos debates, não houve consenso para uma série de questões  e remanesceram muitas dúvidas quanto: a) aos termos de renovação do contrato com a Unimedd+  b) à oportunidade e viabilidade de contratação de outra (s) operadora(s) de plano de saúded+ e c) sobre a necessidade de toda a diretoria da Apufsc ter pleno conhecimento e segurança a respeito destas decisões, subsidiada também pela Comissão de Plano de Saúde da entidade e amparada por decisão em Assembléia Geral. Em síntese, deliberou-se que:

– a proposta de contrato de renovação seja encaminhada à Apusfc pela Unimedd+

– a assessoria jurídica da Apufsc fará uma avaliação inicial das implicações jurídicas apresentando parecer à diretoriad+

– a atual Comissão de Plano de Saúde seja ampliada, examinando os termos da negociação discutidos pelo presidente da Apufsc junto à Unimed, assim como outros estudos a respeitod+

Esta Comissão ampliada de planos de saúde deve buscar informações para responder os questionamentos levantados durante a reunião sobre a modalidade Uniflex (comportamento do equilíbrio financeiro, o custo operacional, etc), assim como examinar os planos de saúde Agemed e Geap (plano de saúde patronal), apontando vantagens e desvantagens destes planos. Estes estudos deverão retornar para a diretoria apreciar e divulgar em Boletim Especial antes de deliberação em Assembléia Geral. 

Reafirmou, ainda, que toda a DELIBERAÇÃO sobre a renovação de contrato com a Unimed, assim como o contrato com qualquer outro plano de saúde, deve ser apreciada e deliberada em ASSEMBLÉIA GERAL.