Capa da Revista Plural (Março/2020)
Clique na imagem para visualizar a versão original ou navegue pelo conteúdo abaixo
EDITORIAL

O barco em que vamos

As águas são turvas, as correntes contrárias e ameaçadoras: lutamos sem descanso contra o naufrágio no excesso de trabalho, de burocracia, de más notícias e de incertezas provocadas pelas atuais políticas governamentais. A ilustração da capa produzida pelo artista Samuel Casal é uma alegoria de como nos sentimos, cada um de nós, neste momento extremamente desafiador para professoras e professores. E que, por isso mesmo, nos exige continuar remando com empenho, sem esmorecer.

É neste espírito que a atual gestão Apufsc de Lutas tem buscado retomar as melhores práticas da história de nosso Sindicato, cujas lutas coletivas asseguraram grande parte do que a categoria docente e a Universidade Pública conquistaram nas últimas décadas. Duas dessas boas práticas, que buscam dar voz à categoria, voltam a ganhar vida agora: a revista Plural, que não circulava há anos, e uma pesquisa censitária e de opinião cujos resultados apresentam quem somos nós, afinal, professores da UFSC – algo que havia sido feito pela última vez no início do século.

A pesquisa realizada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da UFSC, por encomenda da Apufsc-Sindical, traz um retrato rico e atual de quem somos, como vivemos, trabalhamos e vemos nossa situação, nosso emprego e nossa entidade. E nos revela que, na enorme diversidade que nos constitui, temos muito em comum.

A equipe de reportagem do Departamento de Imprensa da Apufsc agregou aos resultados da pesquisa do Lastro depoimentos, perfis e histórias de colegas que tornaram mais vívido o que a pesquisa mostra. Afinal, somos gente e não números, e por trás de cada inscrição no Siape há uma pessoa real.

Além dos resultados da pesquisa e das reportagens, este novo número da Plural traz dois artigos sobre temas que nos tocam e afligem: o trabalho tornado ubíquo, pelas tecnologias móveis que nos alcançam em qualquer lugar e a todo instante; e o momento da aposentadoria – a que muitos estão sendo empurrados com ou sem vontade – que traz novos desafios para os quais nem sempre nos preparamos.

A leitura desta revista, que esperamos ser agradável e enriquecedora, pode deixar duas impressões em quem a percorrer. Primeiro, a de que somos bastante iguais com todas as nossas diferenças; segundo, a de que nenhum de nós está só. Estamos no mesmo barco, para o que der e vier, para onde pudermos conduzi-lo. Para isso existe a Apufsc-Sindical.

A Diretoria
Gestão 2018-2020


SUMÁRIO
Clique para acessar as matérias


“NÓS, PROFESSORES DA UFSC”
Pesquisa realizada pela equipe do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro)
Professor Dr. Jacques Mick
Professor Dr. Samuel Pantoja Lima
Dr. Rafael da Cunha Lara
Ms. Luísa Meurer Tavares

“Optamos por utilizar ocasionalmente a primeira pessoa do plural por duas razões. A mais óbvia é que os autores são também professores da UFSC e filiados à Apufsc-Sindical. A explicação menos explícita se revelará ao longo das próximas páginas: num contexto de forte individualismo e vulnerável a ataques de diversos tipos, a categoria não terá nenhuma chance de resistir aos efeitos da conjuntura adversa se não reencontrar modos coletivos de ação – se não conjugarmos o “nós” cada vez com mais força.”

Clique aqui e confira a íntegra o relatório da pesquisa abordada ao longo desta edição da Plural


EXPEDIENTE

Plural – Março 2020
Publicação do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina

GESTÃO 2018/2020
Carlos Alberto Marques (Presidente)
Patrícia Della Méa Plentz (Vice-presidente)
Viviane Heberle (Secretária-geral)
Edinice Mei Silva (Primeira-secretária)
Camilo Buss Araújo (Diretor Financeiro)
Eduardo Meditsch (Diretor de Divulgação e Imprensa)
Santiago Yunes (Diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas)
Romeu Bezerra (Diretor de Assuntos de Aposentadoria)

PRODUÇÃO
Jornalistas: Lara Lima / Naiana Oscar
Estagiários: Diana Koch / Emily Leão / Ilana Cardial / Karina Ferreira / Manoela Bonaldo / Victor Lacombe / Vinicius Claudio
Colaboradora: Carol Gomez
Capa: Samuel Casal
Projeto Gráfico e editoração: Multitarefa Serviços Ltda / [email protected]
Impressão: Gráfica Coan, Tubarão, SC

CONTATO
(48) 3234-5216 / 3234-3187
www.apufsc.org.br
[email protected]