Proifes e sindicatos articulam negociação com governo

Representantes de 10 sindicatos e Núcleos do Proifes reuniram em São Paulo para um programa de intervenção conjunta para a próxima Conae (Conferência Nacional de Educação), bem como desenhar estratégias que obriguem o governo a restabelecer as negociações relativas à Carreira Docente. A reunião ocorreu nos dias 9 e 10 de março.

Participaram docentes representantes de dez ADs e Núcleos pertencentes ao Proifes, oriundos das seguintes instituições federais de ensino superior: UFBA, UFRJ, UFRGS, UFSM, ADUFSCar, UFSC, UFRR, UFPB, UFAC e IFPR.

O presidente do Proifes, Gil Vicente Reis de Figueiredo, destacou que “o governo não tem demonstrado disposição para negociar um enquadramento para reestruturar a Carreira dos Docentes. O governo assumiu, em 2009, um compromisso de discutir e trabalhar a Carreira Docente e, agora, em ano de eleições, quer travar esse caminho. Não aceitaremos”.

Por outro lado, os docentes presentes nesta reunião também discutiram sobre a participação do Proifes na Conae, que se realizará entre os dias 28 de março e 1º de abril, em Brasília. Decidiram elaborar uma ação conjunta de classe nessa conferência, em prol de um Plano Nacional de Educação coerente com os anseios e necessidades do país.