Sobre a proposta de progressão funcional dos professores da UFSC

Foi divulgado em alguns departamentos  proposta elaborada por uma comissão  sobre critérios para progressão funcional dos professores da UFSC para que estes façam suas sugestões individualmente, por escrito (no caso do CFM), até a data limite de 10/12/2010. Entendemos que a proposta apresentada, embora apresente melhoras, contemplando atividades que antes não eram consideradas para avaliação, é bastante infeliz em vários itens, prejudicando enormemente a progressão não de alguns, mas, com certeza, de muitos professores. Assim, tendo em vista o tempo exíguo para que haja manifestação isolada dos colegas (até 10/12/10), gostaríamos que este assunto fosse tratado nos colegiados dos departamentos da  UFSC, pela importância  óbvia que tem, e não individualmente, já que afetará a vida profissional de todos nós.

A razão desta nota é para convidar os colegas a prestarem atenção no que está sendo proposto e, se concordam conosco, solicitar que o assunto seja discutido em reunião nos seus  respectivos departamentos para que todos fiquem familiarizados com o mesmo. Temos ainda mais  complicadores, como:

i) estamos iniciando Dezembro, fim do período letivo, provas, notas, etc.

ii) está em discussão o plano de carreira, que será apresentado pelo governo e do qual  não sabemos como ficará a versão final.

iii) a tabela de pontuação para progressão só foi disponibilizada muito recentemente.

Tentaremos detalhar/esclarecer os pontos que consideramos prejudiciais à progressão já no próximo boletim e, enquanto isso, manifestações dos colegas serão bem vindas.