Debate sobre políticas salariais ficou para 9 de junho

A terceira reunião entre as entidades nacionais e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para discutir a Campanha Salarial Unificada dos servidores federais, aconteceu no dia 31 de maio. Neste encontro estava pautado o debate sobre políticas salariais no setor público, mas, alegando estar dialogando com outros setores do governo, o secretário de Recurso Humanos do MPOG, Duvânier Paiva Ferreira, solicitou uma nova data para abordar o tema. Com isso, uma outra reunião foi agendada para o dia nove de junho. Também ficou definido que serão promovidas oficinas para discutir outras propostas, como o PL 549/09, que prevê o congelamento de investimentos públicos, e o PL 1992/07, que propõe previdência complementar para o setor público.

Entre as reivindicações apresentadas pelas entidades está o reajuste linear, para ativos e aposentados, de 6,67%, correspondente à variação do IPCA no periodo de julho de 2010 a maio de 2011, mais a variação do PIB de 7,6%, além das demais reivindicações econômicas, como a incorporação das gratificações, recomposição e correção dos benefícios (vale-alimentação e auxilio creche), entre outras.

As datas das oficinas foram agendadas. No dia 10 de junho acontece o debate sobre o PL 1992/07. Serão convocados representantes dos ministérios da Previdência e da Fazenda, do Departamento de Saúde e Previdência do MPOG, além de um debatedor indicado pelas entidades. No dia 17 é a vez do PLP 549/09, quando serão apresentados painéis para contrapor opiniões.