Vale terá sua universidade federal

MEC confirmou ontem que a cidade está entre as quatro do Brasil que receberão uma instituição pública de ensino superiorApós seis anos de sonho, agora é realidade: Blumenau terá uma universidade federal. O anúncio será feito pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira, quando o governo federal apresenta as próximas etapas do plano nacional de expansão do ensino superior. Outras três cidades do país também devem ser contempladas.

Apesar do suspense do MEC, a informação veio no final da tarde:

– Blumenau está dentro – disse um interlocutor do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Em seguida, o reitor da Furb, João Natel, postou a novidade no Twitter: “Parabéns, Vale, Blumenau. MEC define Federal campus Blumenau. Agora lutar Furb federal”.

O prefeito João Paulo Kleinübing foi convidado pelo Palácio do Planalto para a cerimônia do dia 16. De manhã, o deputado federal e ex-prefeito Décio Lima (PT) havia assegurado que o anúncio era iminente.

A dúvida agora é saber se a Furb será incorporada à universidade federal de Blumenau, como deseja o Comitê Pró-federalização, se será criada uma nova estrutura ou se virá um braço da Universidade Federal de Santa Catarina – possibilidade considerada remota pela reitoria da UFSC, segundo reportagem publicada pelo jornal O Globo do dia 6 de agosto.

Apesar de satisfeito com a inclusão da cidade na lista, Décio Lima foi claro ao diferenciar o anúncio do processo de federalização da Furb:

– Não significa que a presidente vai anunciar a federalização da Furb. A nossa próxima luta será esta: que esta nova universidade seja a Furb.

Reitor pede que Furb seja incorporada

Mesmo sem a confirmação, o reitor defendeu a incorporação da Furb.

– Ficaria muito estranho a cidade ter duas universidades: uma municipal e outra federal – analisou.

O coordenador do Comitê Pró-federalização, Clóvis Reis, ficou entusiasmado, mas ontem também não tinha mais informações.

Após a confirmação, o governo deve apresentar um projeto de lei autorizando a criação das unidades.

A Furb analisa a viabilidade financeira e jurídica da incorporação. Os trabalhos começaram em 2010 e foram intensificados nos últimos três meses. Ainda falta uma parte, mas tudo deve ficar pronto em setembro.