Discutir e decidir

Como foi deliberado na Assembléia Geral da Apufsc, no dia 23 de agosto de 2007, segue adiante uma proposta sobre processo de deliberação de votação de indicativo de greve. A idéia é que esta e outras propostas sejam amplamente divulgadas antes da próxima assembléia para que os professores possam decidir, com transparência e conhecimento antecipado, o que for colocado em votação:

a). Quando houver indicativo de greve por parte da Diretoria da Apufsc ou por parte de instâncias do Andes-Sindicato Nacional (Reunião de Setor das Federais, Conad ou Congresso) a diretoria da Apufsc convocará uma assembléia geral, amplamente divulgada, dentro dos prazos regimentais, precedida por reuniões de Centro, onde os professores deverão ter acesso a documentos e materiais do sindicatod+

b). O Boletim da Apufsc deverá criar caderno de debates específico, para a publicação livre de artigos, acessíveis eletronicamented+ 

c). Uma lista eletrônica de discussão deverá ser implementadad+

d).  A assembléia deverá ocorrer num horário marcado pela Diretoria da Apufsc, com discussão e votação presencial, como prevê nosso Regimento. Havendo solicitação de votação secreta, a mesa da assembléia deverá implementá-la.

e). Ao início da assembléia os professores deverão identificar-se, assinando a lista de presenças, para receber cartões de votação.

Ressaltamos que dois princípios básicos devem ser observados: a ampla discussão e divulgação anterior de propostas.  Entendemos que outras formas de votação sem a participação presencial dos docentes não contribuem para elevar o debate e sim o seu esvaziamento por formas de votação despolitizadas.