Carta de Despedida

Aos colegas, funcionários e alunos com os quais convivi na UFSC:

As pessoas devem estar preparadas para as passagens da vida, elas são uma parte essencial de sua condição humana. Por isso as despedidas são tão importantes, são liturgias do convívio. No dia 28 de maio passado aposentei-me, após quase 20 anos de UFSC. Pretendia ficar mais tempo, mas o destino marcou outro traçado e sou obrigado a despedir-me de vocês. Certamente não é um destino escolhido, mas é bem-vindo, estou aprendendo dele lições inesperadas.

Quero que saibam que minha passagem pela UFSC foi feliz e devo essa felicidade em boa medida a todos vocês. A minha parte dessa felicidade a devo, acredito, a ter feito tudo o que podia em prol do melhor ensino para meus alunos e da melhor universidade para a comunidade em geral. Caso tenha errado em alguma coisa ou sido injusto com alguém, peço desculpas de coração. Saibam, pelo menos, que não lembro ter feito isso de propósito.

A UFSC foi para mim um lugar de aprendizagem, de vida e de conhecimento, e também de afeto. Sou grato a todos vocês por isso.

Forte abraço,