Parecer da UFSC é favorável a cessão de terreno para duplicação da Edu Vieira, em Florianópolis

Ao fim de quatro horas e meia de reunião, o CUn (Conselho Universitário) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) aprovou por decisão dividida a cessão de um terreno de 20 mil metros quadrados da universidade para a tão aguardada duplicação da rua Deputado Antonio Edu Vieira, no Pantanal. Em votação extraordinária, o parecer aprovado foi do professor Paulo Pinheiro Machado, relator da matéria no CUn.

“O conselho decidiu votar no meu parecer, favorável a cessão da área, desde que fique claro no projeto o cumprimento de algumas diretrizes de mobilidade urbana aprovadas em conjunto pela UFSC, comunidade e Prefeitura, em setembro do ano passado”, disse Machado.
Entre as diretrizes reivindicadas, explica Machado, estão a concessão de 20 mil metros quadrados do Parque do Pantanal à UFSC, obras de recuperação asfáltica e de sinalização na região, a construção do projeto cicloviário da UFSC, com mais de 10 km de ciclovia no campus de Florianópolis, incluindo o acesso ciclístico ao Centro de Ciências Agrárias. Além disso, existe também a exigência de apresentação pública do projeto de duplicação da Edu Vieira, quando este estiver concluído. “O terreno será efetivamente cedido depois que a prefeitura elaborar o projeto com as diretrizes. Acredito que eles já estejam trabalhando nisso”, aposta.

Entre os 38 conselheiros que participaram da reunião, 24 foram favoráveis a ceder o terreno. Outros 14, ressalta Machado, eram a favor, mas suas propostas continham mais restrições à cessão da área. “Não houve unanimidade, porém, a UFSC fez a sua parte”, afirma. Agora, a decisão será encaminhada à procuradoria da UFSC que orientará o processo de transferência da propriedade do terreno à prefeitura.

A reportagem do Notícias do Dia entrou em contato com o atual secretário de Obras de Florianópolis, Domingos Zancanaro, mas ele está envolvido em reuniões em Brasília.

Fonte: Noticias do Dia online