O que os candidatos a reitor devem definir

 “Quem não vive para servir não serve para viver (Francisco)”

Esta frase do Papa Francisco deve fazer-nos reflexionar sobre quais devem ser os objetivos  de nossa universidade. A frase se refere fundamentalmente ao serviço das pessoas mais FRAGEIS. Neste momento histórico o mais urgente é ajudar a recuperar sua dignidade as pessoas mais necessitadas, a universidade, a nossa região e ao país. Mas, podem-se universalizar para outros países, regiões etc.  Como seres humanos pressionados por uma cultura relativista imposta desde fora procuramos  satisfazer, as 3 p, o prazer, o poder, o prestigio mas na verdade, segundo nossa realidade físico-espiritual devemos satisfazer uma  profunda vontade de sentido para nossas vidas.

Quando aparece a vontade de sentido mudam totalmente nossas obrigações universitárias. Examinemos alguns exemplos:

Na área econômico-social  os professores não podem deixar de observar que enquanto o PIB do segundo trimestre (2015) apresentou uma queda de 1,9%  as grandes fortuna brasileiras viram seu patrimônio crescer mais de 7,5% no primeiro semestre. Os ricos do Brasil em lugar de produzir passaram a viver dos juros de suas aplicações. Isto leva a exclusão social de muitas pessoas vitimas de um sistema econômico-social perverso. Acaso a universidade não tem uma obrigação de estudar profundamente a realidade econômica-social do país e promover soluções que possam evitar esta situação? Como é possível que existam 11 milhões de famílias morando em favelas inumanas e isto seja ignorado pelas universidades?  Como é possível que o 1% da população de nosso país detenha o 86% dos bens?

Observamos comodamente um processo de globalização que cria condições de instabilidade econômica e social, transcendem as fronteiras dos estados. Colocam em grave perigo as diversidades culturais e empobrecem a vida espiritual. O 1% da população mundial consume e destroem recursos equivalentes a 12 planetas terra., O 60%, ou seja 4000 milhões apenas chega a consumir o planeta que corresponderia por justiça. E o 39% restante são descartados?

Esta fragmentação social coloca em risco os fundamentos da vida social porque leva a cada grupo defender somente seus próprios interesses  como ocorre na universidade quando professores, funcionários e estudantes somente observam seus próprios interesses. Este é o motivo pelo qual devemos constituir uma verdadeira comunidade universitária donde cada estamento deve ter como prioridade  SERVIR os objetivos da universidade.

Na área de ciência e tecnologia sabemos que a, primeira (vapor) e segunda (eletricidade) revoluções industriais  se realizaram em Europa e USA  sem participação de Ibero américa. Assim, aparecem os países desenvolvidos, industrializados e os países em vias de desenvolvimento, em vias de industrialização.  O domínio do médio técnico não pode ser dado por uma “revolução social” como alguns procuram, ele deve ser conquistado pouco a pouco com pacientes pesquisas. Lamentavelmente o Brasil amarrou a indústria nacional (com a adesão as patentes internacionais)  e abriu seu mercado a concorrência externa, ao mesmo tempo que os países asiáticos China,  Índia e Coreia faziam tudo o oposto. Eles praticaram uma politica industrial de alto investimento e privilégios muito grandes em termos fiscais para exportações. Atualmente podemos observar as consequências das diferentes politicas.

Como consequência da politica neoliberal da década dos 90 que permitiu as empresas multinacionais remeter seus lucros ao exterior elas enviaram nos anos 2013 e 2014: 52,3 bilhões de US$ sem pagar nenhum imposto. Um imposto de 10% daria ao Brasil 5 bilhões de US$ para investimentos em pesquisa e industrias de alta tecnologia.

Pertence a (universidade a responsabilidade de SERVIR ao país por dois caminhos Conscientizando a todos os dirigentes da sociedade da necessidade urgente de uma industrialização que possa criar fontes de trabalho digno para milhões de pessoas, ii) privilegiar as pesquisas orientas a conseguir novos métodos, processos ou produtos destinados fundamentalmente a nosso mercado interno mas com vistas a sua exportação. As técnicas somente tem sentido quando são destinadas a servir as massas e igualmente a dignidade do ser humano integral. A Universidade deveria criar empresas que possamdar retorno econômico para suas pesquisas

Finalmente nas áreas humanas da filosofia, psicologia, educação etc. devem observar que a logica do mercado procura penetrar no núcleo mais profundo do sistema educativo. Por isto falamos de formação de “recursos humanos” reduzindo o homem a um valor unidimensional: o econômico. Assim, se procura o lucro a qualquer custo e a entronização do egoísmo pessoal. Tudo e reduzido a obtenção de beneficio e assim as relações sócias se pervertem. Não conseguimos pessoas qualificadas, mas indivíduos produtores e consumidores.

Estas áreas devem superar os velhos paradigmascriados nos séculos XVI a XIX (Descartes Newton, Darwin, Freud) que levaram a pensar em um mundo totalmente determinado, onde uma evolução biológica ao acaso deu lugar ao homem, um animal mais, dominado por seus mecanismos instintivos : sexual e de destruição. Este homem assimilado pelo  neoliberalismo não fica vazio, mais cheio do nada do consumo. Este é o homem que não vive para SERVIR e não serve para viver.

O homem vazio procura preencher o mesmo com algo transcendente: arte,musica, religião etc. No século XX e XXI  (Planck, Heisenberg, Einstein, Morris, Frankl etc.) criaram  novos paradigmas científicos mostrando que o universo e intrinsicamente indeterminado, que a evolução não foi por acaso mas seguindo determinados alvosdemonstrados pelas convergências moleculares, funcionais e cognitivas dos organismos, que todo ser vivo é espontâneo e por isto, livre, fundamentalmente o homem que esta dotado de consciência auto reflexiva,. Assim o ideal educativo atual deve levar a cada homem saber que é único e insubstituível, que tem um serio sentido em sua vida, uma responsabilidade com seus semelhantes, especialmente os mais necessitados, a sociedade e o  país para integrar um mundo diferente do atual: mais fraterno, mais justo, mais orientado a paz espiritual.

Oscandidatos a Reitor tem a obrigação de definir:> i) Formarão uma real comunidade universitária donde cada estamento cumpra com suas obrigações com respeito a pessoa humana e seus direitos a uma vida digna que não significa ser consumista, ii)  Conscientizaram da necessidade de criar tecnologias e industrias para servir a sociedade e o país e orientar as pesquisas para conseguir novos métodos, processos e produtos, iii)

Comprometer-se a mudar os velhosparadigmas e fundamentados nos novos paradigmas orientar a educação para formar pessoas com capacidade de pensar, de reflexionar com espirito critico, de serviço, não entregando-se aos conformismos ou a possíveis totalitarismos.

Tudo, isto ignifica uma revolução de 180° de nossa universidade. Senhores candidatos devem meditar seriamente: desejam o cargo para SERVIR ou servir-se dele?

 

*Rosendo A. Yunes

Professor Aposentado