Alvoroços Eleitorais

Em artigo publicado no site da APUFSC intitulado “Minhas Surpreendentes Surpresas”, o professor Carlos Mussi faz referências a Raul Valetin que devem referir-se a meu nome e que merecem reparos.

Cita inicialmente a minha participação em uma reunião com um deputado que não é verdadeira. De outro lado não consegui captar porque a reunião de professores com o deputado Pedro Uczai possa ser considerada uma “surpreendente surpresa”. Sendo um legítimo representante catarinense no congresso nacional, em seu segundo mandato, o deputado deve ser merecedor de toda a nossa consideração. Gostaria muito de ter participado da referida reunião.

Não admito um maniqueísmo insano em que o partido de um deputado possa ser motivo suficiente para seu enquadramento automático em uma leva de bandidos que não mereça nossa consideração. Nas novelas e nos filmes pode-se ter uma clara separação entre o bem e o mal. No ambiente universitário não cabe tal discriminação.

O professor Mussi sabe muito bem o que é uma fundação de apoio da UFSC. Sabe perfeitamente que o credenciamento e o funcionamento destas entidades de direito privado é regulada por lei específica. Sabe que estas entidades ajudam os professores, evitando que tenham de desempenhar funções burocráticas essenciais na realização de projetos de pesquisa e extensão. Sabe que não existe qualquer impedimento no desempenho simultâneo de cargos administrativos na FEESC e na APUFSC. Não cabe, portanto, qualquer conotação de surpresa.

 Atualmente sou também membro do Conselho Deliberativo do Paula Ramos e da diretoria da Associação Comunitária Jardim Santa Mônica (ACOJAR). Estou exercendo também a vice-presidência do CONSEG da Bacia do Itacorubi, com atuação na Associação Metropolitana dos Consegs da Grande Florianópolis (AMECON). Acredito que todas estas atividades voluntárias e não remuneradas sejam perfeitamente compatíveis com a atual representação dos aposentados no CR da APUFSC.

Acredito que sendo remunerados pelo erário público devemos continuar colocando nossas competências a serviço da sociedade brasileira. É isto que pretendo continuar fazendo ao me inscrever como candidato à Diretoria de Assuntos de Aposentadoria da APUFSC, após exercer a representação dos aposentados no CR por quatro anos.

 


Raul Valentim da Silva   

Professor aposentado