Nota da Apufsc-Sindical sobre corte das bolsas da Capes

Diante do anúncio de corte total de bolsas da Capes para a pós-graduação, após negado pelo ministério da Educação, a Apufsc-Sindical se manifesta:

É inconcebível este anúncio. O sistema de financiamento da pós-graduação, via Capes, é imprescindível para as diversas áreas da ciência e tecnologia do país e garantia acadêmica das universidades. A principal solução para romper com a dependência científica brasileira para a formação de quadros qualificados. Se há saída para que o Brasil seja uma nação plenamente desenvolvida, ela está no ensino de qualidade e produção de conhecimento através de pesquisa pós-graduada.

Assim, é de pasmar que o próprio governo permita que tal situação se instale, anunciando a falência da pós-graduação. O que o governo deve fazer, em vez de ameaças, é fortalecer o que qualquer país tem de mais caro: uma educação que, do nível fundamental à pós-graduação, assegure ao seu povo condições plenas para qualificação e conhecimento  – princípios da cidadania e autonomia profissional e científica.

A Apufsc-Sindical alerta seus filiados e comunidade acadêmica para o que está acontecendo, pois, quando se chega a este tipo de decisão, mesmo depois corrigida, é momento de extrema atenção. Porque não aceitaremos nenhum retrocesso. Ao contrário, nossa luta é por ampliar a pós-graduação – base da ciência e tecnologia que precisamos.

Diretoria da Apufsc-Sindical