Professor Édison Roberto de Souza é demitido da Secretaria de Esporte da UFSC

Atendendo apelos políticos, o novo Reitor da UFSC me dispensou da função de Secretário de Esporte! Tenho certeza, que construímos uma Secretaria de Esporte, órgão da Administração Direta, consolidando o Esporte como uma Política Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse tempo, determinação, comprometimento e responsabilidade foram comportamentos rotineiros de nossa equipe na busca de realizar o planejamento proposto desde maio de 2016. E, nessa trajetória registro meus profundos agradecimentos ao Diretor Administrativo Airton José Santos, ao Assistente Administrativo Fábio Ramos, ao Servidor  Enézimo Marcelino e aos bolsistas Lucas Loch, Gabriela Begnini, Sandro Nascimento, Luísa Kós, Vitor de Sousa, Luigi da Silva, Gabriel Oppa e Fernanda Gonçalves, cada um com sua parcela de contribuição foram fundamentais na criação da SESP.

 

Descortinaram-se, nessa trajetória, através do esporte, possibilidades de formação e desenvolvimentos de milhares de jovens universitários. Contribuições que nos deixaram a sensação de cumprimento do prometido e nesse processo, cooperação e parceria com uma legião cúmplices, nos permitiram compreender, mediar e experimentar e desenvolver o esporte em suas várias dimensões. 

 

Nessa missão, agradecimentos especiais a Administração Central, Pró-Reitorias, Secretarias e Unidades de Ensino. Especiais agradecimentos as Fundações de Apoio, APUFSC, SINTUFSC, Liga das Atléticas e as Atléticas da UFSC. Não posso esquecer, também, do apoio de entidades externas, em especial, Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Federação Catarinense de Atletismo (FCA), Federação Catarinense de Handebol (FCHb), Avaí Futebol Clube, Lira Tênis Clube, EcoFloripa Eventos Esportivos e Betos Eventos Esportivos. Com o apoio de todos, o esporte constitui-se numa ferramenta de desenvolvimento humano. Uma Secretaria criada do nada e que hoje é referência, sobretudo, ao resgatar a imagem da UFSC no cenário esportivo catarinense, Além da revitalização e construção de novos ambientes esportivos, o nosso grande legado foi imaterial, o Esporte como Política Institucional da UFSC! Assim, com a certeza do trabalho cumprido, resiliente, vou viver o presente, pois o passado pode ser apenas contado e o futuro, a Deus pertence.


Édison Roberto de Souza

Professor do Departamento de Educação Física