Os cavalos, os reajustes da Unimed, considerações

Meu saudoso tio Júlio, Titular do Cartório do 2ºRegistro Civil de POA-RS, mantinha dois cavalos no Hipódromo do Cristal, lá em Porto Alegre  : Pampeiro e Sixjon, ótimos animais, crias de Aram ( o famoso garanhão) e Deyse Wells II, muitas vitórias e muito, muito dinheiro gasto na manutenção dos baguais de muita categoria e elegância. Mas, meu tio podia, sem problema nenhum.

Eu, particularmente, sempre ao seu lado, não perdia, um Grande Prêmio, e muitas outras corridas. Como de praxe, e de acordo com a Teoria das Probabilidades, perdí muito mais dinheiro ( dado generosamente e põe generosamente nisso ,pelo meu amado, saudoso, companheiro de prado, sim desde os tempos do Moinhos de Vento, e rico tio!) do que ganhei.

Antes, que começasse a ficar completamente viciado, meu pai, preocupado com o rumo das coisas, simplesmente despachou-me, aliás uma idéia que mais tarde, aprovei plenamente, como mercadoria a ser entregue , no destino, em um Dakota ( ou C 47 ou, também o famoso Douglas DC 3, como quiserem , o avião era dos paraquedistas e, os bancos, haja conforto, apropriado para tal fim, mas de graça até injeção na testa!) da FAB, pilotado por seu amigo e, colega Leonardo da turma 1940 (nem existia a FAB, naquele ano!)>a Escola Militar do Realengo, destino: Manaus.

Instruções, foram-me dadas, meu pai , normalmente, não me dava ordens, na Base Aérea de Canoas e, desde então, guardadas, para sempre na minha memória (mais ou menos).

Naquela ocasião, do que me lembro, foram  estas palavras , do então tenente coronel, dirigidas ao seu leal colega e amigo aviador : “…recolhe este doutor em barbadas, simples, placê, forfait, trifetas, ninfetas (êpa, esta é >e agora, e pertence as minhas lembranças, bem mais recentes e, de outra natureza!!!) etc.etc. Devolve , o espertinho, só daquí a dois meses”! Nossa, quanto tempo longe dos meus cavalinhos!

Decolamos, rumo  ao Galeão e, depois… Manaus. O piloto, um futuro Tenente Brigadeiro e, por sinal, meu amigão (tinha voado comigo, na verdade , eu é que tinha voado com ele, muitas vezes, em seu excelente e exclusivo, Beechcraft-18 UC-45) e, também um fato notável, a FAB tinha uns ótimos sanduíches, e lanches de bordo, para os amigos é claro, comí , pelo menos, uns vinte, nesse vôo.

Exatamente, sessenta e um dias depois, estava novamente na Av. Venâncio Aires, em POA. Só não contei, para o futuro General, como me DIVERTÍ , à beça lá naquela espetacular Manaus.

Que cidade linda! que povo maravilhoso! (Na época, repito, na época, faz mais de 50 anos!). Como fui bem tratado. Por,  todos.

Teoricamente, os cavalos deveriam ter sido banidos dos meus pensamentos, pela sua lógica positivista  mas, um tanto pueril do seu pensamento castrense! ( mil perdões pai, mas não funcionou!).

Teoricamente ( mas, de bobo eu não tinha nada, afirmei-lhe: claro que funcionou! Aliás, o que eu poderia dizer a não ser isso?).

Vamos então, ao que interessa, e ponto fulcral, desta opinião:

A UNIMED e o seu respectivo reajuste.

Relembremos, então, um fato ,  no mínimo, eu disse no mínimo curioso:

Com cartão corporativo da UNICRED, isto é, pago integralmente com dinheiro da UNIMED, um de seus  principais diretores, comprou (adivinhem ?) :

Um cavalo de raça ou puro sangue 

Isto mesmo, um cavalo de raça! Dos bons. Com pedigree e tudo.

Custou, como já devem ter previsto, uma montanha de dinheiro e, acho que, já adivinharam, quem pagou a fatura… nós pagamos!

Como, também, por estas bandas não tem hipódromo, só cancha reta e Sociedade Hípica, então o “ espertalhão”, deve igualmente ter contratado um capataz ou cuidador e, alocado um estábulo. No mínimo.

E, com o intuito de se exercitar, ou exibir, para a plebe ignara , maravilhada contemplar, em algum desses locais, provavelmente na Hípica , acredito eu que na SC 401.

As Sociedades Hípicas, nos grandes Centros, entretanto, são normalmente, frequentadas por gente da alta, beautiful people, granfinagem , high society, todo mundo com pedigree, com Certificado do Inmetro e da Anvisa!

Devo ressaltar que essas sociedades, é que são racistas, eugenistas, exclusivistas, etc., e isso há séculos, desde os Orleans e Bragança. Eu não tenho nada a ver, com isso. Muito menos simpatizo. Pelo contrário. 

Já em, outros centros menores, tem muita  gente “ metida a tal”, mas quase sempre, sem nenhum pedigree, porém auto iludindo-se, e tendo companhia, nos seus devaneios imperiais, nos próprios pares!

Iludidas, vivem “felizes” assim, achando que o dinheiro lhes confere tal statusl!!. SQN.

Conheço, no entanto, e para não cometer injustiças, exceções, aqui mesmo da UFSC, gente que cavalga pelo prazer de cavalgar e, na Hípica. Dois deles são gaúchos e, meus colegas dos tempos da Federal do RS. Gente boa, gaúchos de boa cepa, porém colorados. Deve haver mais, porém desconheço, a esses minhas sinceras desculpas.

 Quanto aos “exibidos”, sem pedigree: Negativo.

Não entram, no Country Club do Rio de Janeiro. Nem o Bolsonaro, mesmo que queira, entra. Não tem pedigree.

Bola Preta, como nos Clubes de Elite, tem de ter dinheiro e sobrenome, aprovado por toda a diretoria , mas, se a Sociedade Hípica é de 5ª, quinta categoria, ai pode. Ai pode tudo né!!!. Até o Neymar Jr .é admitido. Pois, dinheiro é o que não lhe falta.

Mas, convenhamos, retornando ao assunto dessa opinião, o que também, não falta   em nosso meio, infelizmente, é médico metido a besta. Ah isso, tem de montão, aqui na   nossa auto -denominada, Ilha da Magia!

A bem da verdade, não só médico. Acho que todas as classes sociais estão bem representadas, no quesito imbecilidade! Aliás, não acho coisa nenhuma, tenho certeza!

Eu, para esse exemplo, não sirvo mais, pois no momento, moro em Biguaçu, logo não sou mais ilhéu. Mas, já conheci uma idiota, e bota idiota, bem aqui pertinho, em São Miguel.

Já lhes disse, que ter e manter um cavalo nobre, custa muito caro.

Então, prezados associados da UNIMED, nós em algum momento, não pagamos o pato, pagamos o cavalo.

E isto, custou-nos dinheiro. Podem crer.

Veio em forma de reajuste de mensalidade acima do devido.

Outra coisa, quando morava na Trindade, tinha uma Sede da Unimed que era um espetáculo, quase coisa de 1º mundo.

Tinha quase tudo.

Que fim levou a maravilhosa Sede da UNIMED TRINDADE ?

O prédio continua lá. Fechado.

Alegaram, na época, conversa para boi dormir, reajuste exagerado da locação! rsrsrsrs ( ELVIS está vivo!).

Só que os diretores, da época, é que não tinham, um mínimo de vergonha na cara!!! Veio, então, um bando de gente controlar a UNIMED (dizem que era, na maioria, gente da área médica, e bem conhecidos, não revelo minhas fontes e, por isso sou confiável, sendo que, muitos eram casais de médicos e, os bandidos mais notórios da área de oftalmologia, também os mais ousados), e , então um rombo monumental. 

Novamente você pagou, mais esse desmando ,na forma de:

Reajuste de mensalidade acima do devido 

Agora, vamos ao que interessa: os honestos

Felizmente, para nós, a grande, a esmagadora maioria dos médicos da UNIMED era, e atualmente é formada de: 

Médicos honestos que não violam o código de processo civil e que honram o juramento de Hipócrates. (Há exceções, como sempre!)

Coube inicialmente ao Dr. Theo Bub e outros, reerguer essa gigantesca Cooperativa que iria, certamente, a falência não fosse o trabalho honesto e magisral, desses corretos profissionais da saúde. Com eles, ou seus seguidores é que devemos dialogar, tal como no excelente e, pouco lido: “ Código dos Homens Honestos”, magistral obra de Honoré de Balzac, é com essas pessoas que devemos gastar nosso tempo.

Argumentar a impossibilidade, para nós professores, de arcar com esse reajuste, muito acima de nossas possibilidades.

Com gente, tipo dona do cavalo, jamais. Seria pura perda de tempo.

Vamos e, podemos pagar, o que está em nossas possibilidades.

Nós já pagamos por vaidades demias. Acima do reajuste. 

Também abrimos mão do que de melhor a Unimed nos ofertou:

A UNIMED TRINDADE, e fica claro, agora que, Inês é morta, nada poderíamos fazer.

Naquela  ocasião, deixando-nos perplexos, tirou-se de um dia para o outro, nossa melhor Unidade de Atendimento ao cooperado.

Tudo isto, sem a menor satisfação correta,  nos deixando, literalmente, na mão(diga-se  de passagem e, a bem da verdade, que a Cooperativa acabaria indo à falência , tal a mania de grandeza, os delírios de riqueza e os desmandos de uns e outros !).

Mas, a verdade é que acabamos por deixar, que todos esses reajustes acima do calculado, pela ANS, fossem pagos.

Acima do devido.

Repito: acima do devido. 

Então, a hora é agora, vamos sentar e entrar num acordo viável para ambas as partes.

Shalom para todos!

Professor aposentado Fernando da Cunha Wagner. 

PS: Caro Professor Salum, eu sei e toda a torcida do glorioso Tri Campeão da América e Campeão Mundial de 1983, Grêmio Foot ball Porto Alegrense  sabe, a UNIMED não é a melhor do planeta, mas é muito melhor do que qualquer outra, do Estado DE Santa Catarina.