Pesquisadores relatam como são afetados pelo congelamento de recursos

O site El país publicou nesta semana uma reportagem em que relata a realidade de diversos pesquisadores brasileiros, que, à  margem das ideologias políticas, enfrentam uma série de restrições orçamentárias.  Eles contam quais oportunidades o país perde com o congelamento de recursos.

No dia 15 de abril,  diversos pesquisadores do país, receberam um e-mail do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) suspendendo recursos já aprovados na Chamada Universal 2018, o edital do Governo Federal que destinou R$ 200 milhões para projetos em diversas áreas. 

É o caso do cientista da computação Ricardo Marcacini, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que trabalha com inteligência artificial. Marcacini solicitou financiamento para realizar um projeto no setor de agronegócios, um dos mais importantes para o desenvolvimento do Brasil. “Desde 2016 desenvolvemos robôs para coletar eventos públicos que podem afetar a cotação de commodities agrícolas, como notícias e boletins especializados, informações climáticas, legislação. Com essa base de conhecimento, algoritmos de inteligência artificial analisam os dados e notificam produtores sobre riscos futuros em relação à sua produção, permitindo o gerenciamento de riscos”, explica.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui