Conselho Universitário da UFSC discute Future-se e marca Assembleia Geral

Resultados do Grupo de Trabalho que estuda programa do governo federal foram apresentados na sessão

O Conselho Universitário da UFSC realizou, na tarde desta terça-feira (27), uma reunião aberta para tratar do Programa Future-se, do governo federal, e dos cortes orçamentários e suas consequências à universidade. A reunião teve ampla participação de estudantes, técnicos e professores, que lotaram o auditório da reitoria.

Foi aprovada uma Assembleia Unificada Universitária para a próxima segunda (2), às 18h, no Auditório Garapuvu, com paralisação das atividades às 17h. O Conselho Universitário vai se reunir na terça (3), em caráter deliberativo, para definir uma posição sobre o programa.

Durante a sessão, a posição contrária ao Future-se já foi defendida pela Apufsc-Sindical, Sintufsc, DCE, assim como por representantes no CUn do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM).

Conselheiros votando pela Assembleia Geral Universitária para a próxima segunda-feira (2)

Grupo de Trabalho apresentou resultados preliminares

O presidente da Apufsc, professor Bebeto Marques, apresentou uma análise preliminar do Programa Future-se, resultado do Grupo de Trabalho instituído na UFSC responsável por avaliar e promover debates sobre o tema.

Na apresentação, exemplificou como os pontos do programa orientam as universidades federais para novos modelos de financiamento, gestão, finalidade e cultura.

Bebeto ressaltou a posição do grupo de trabalho em estimular discussões sobre o projeto entre a comunidade universitária. “Mais do que tomar uma posição, que é responsabilidade dos conselheiros, queremos construir argumentos para dialogar com a sociedade que nos financia”, disse.

Presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques, iniciando a exposição dos resultados do Grupo de Trabalho

Novos cortes na Universidade

Ao final da reunião, o reitor Ubaldo Balthazar foi questionado sobre os cortes feitos pela UFSC em função da restrição orçamentária imposta pelo governo federal – entre eles, a renegociação de contratos de trabalhadores terceirizados e a alteração no cardápio do Restaurante Universitário. “Alguns cortes foram feitos para manter as bolsas intactas. Sem esses ajustes nós estaríamos fechados desde já”, disse.

Além disso, novas medidas de conteção já estão sendo preparadas pela reitoria. Entre elas está o cancelamento da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), o fechamento do RU para alunos que não são isentos, o congelamento de bolsas e a suspensão de duodécimos. As informações foram repassadas na manhã desta terça (27) pelo Pró Reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Luiz Manique Barreto, durante reunião com representantes da Apufsc, Sintufsc e DCE.  

Sobre a nova leva de cortes, Ubaldo não deu detalhes, e disse que o assunto será tratado após o secretário de Planejamento e Orçamento, Vladimir Fey, retornar de Brasília, na noite de quarta-feira. Segundo o reitor, o orçamento da UFSC será tópico de uma reunião aberta na próxima quinta (29), com a presença do secretário.


Vinicius Claudio 

Correção: Ao contrário de Assembleia Geral Universitária corrigimos para Assembleia Unificada Universitária.