Marco da Ros fala sobre a história do SUS em novo Maestria

O professor de medicina e saúde pública relembra o que existia antes do Sistema Único de Saúde, e ressalta a importância de defendê-lo

No novo episódio do Maestria Apufsc, o professor Marco Aurélio Da Ros fala sobre a criação do Sistema Único de Saúde, o SUS. Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o maior sistema de saúde gratuito e universal do mundo, o SUS foi criado a partir de diversos movimentos populares que exigiam um novo modelo de atendimento. Esses movimentos culminaram na garantia da saúde como direito do cidadão e com a criação do SUS na Constituição de 88.

Marco Da Ros é médico e professor aposentado da UFSC, onde trabalhou por 34 anos, de 1977 a 2011. Com mestrado em Saúde Pública pela Fiocruz e doutorado em Educação pela UFSC, o docente sempre autou na defesa do SUS, e ajudou a construí-lo como ativista na época da ditadura militar.

O Maestria Apufsc é uma série de palestras de professores aposentados da UFSC sobre um tema que marcou sua trajetória acadêmica. Acreditamos que conhecimento não se aposenta, e por isso queremos valorizar as experiências de docentes que dedicaram décadas de suas vidas para a universidade pública e para suas respectivas áreas.

Para sugerir um entrevistado, entre em contato conosco: [email protected]