Confira a série de vídeos Pílulas da Quarentena

“Pílulas da Quarentena” são pequenos vídeos produzidos pela Apufsc para informar, ajudar e nos manter conectados nesse período de isolamento social.

#01 – Carlos Alberto Marques
Mensagem do presidente do sindicato sobre a iniciativa Apufsc-Solidária

#02 – Pe. Vilson Groh
Padre Vilson Groh fala sobre solidariedade em meio à pandemia e disponibiliza a conta do Instituto Vilson Groh. As doações serão 100% revertidas em cestas básicas para as comunidades onde o instituto atua.

#03 – Profª Cintia de La Rocha Freitas
Professora Cintia de La Rocha Freitas do departamento de Educação Física da UFSC ensina uma rotina de exercícios simples e segura para idosos praticarem em casa durante o período de quarentena.

#04 – Profª Cintia de La Rocha Freitas
A professora Cintia de La Rocha Freitas retorna para ensinar posições adequadas de trabalho em casa sem o comprometimento físico do corpo. Ela ensina rápidos alongamentos para serem intercalados à rotina de trabalho.

#05 – Prof. André Ramos
Secretário Regional da SBPC-SC e professor de Genética da UFSC, André Ramos fala sobre a importância da ciência nesse momento de crise mundial.

#06 – Prof. Walter Oliveira
O psiquiatra e professor Walter Oliveira, do departamento de Saúde Pública da UFSC, fala sobre a qualidade das relações durante a pandemia e como cultivar uma boa saúde mental no período de isolamento.

#07 – Psicóloga Lenemar Pedroso
A psicóloga clínica e mestre em Saúde Coletiva, Lenemar Pedroso, ensina um breve exercício de mindfulness, uma prática de atenção plena idealizada para aumentar nosso foco no momento presente.

#08 – Prof. Osvaldo Vitorino Oliveira
O professor Osvaldo Vitorino Oliveira do Departamento de Clínica Médica ensina como fazer o uso correto das máscaras e fala sobre sua eficácia no enfrentamento à covid-19.

#09 – Prof. Marcio Markendorf
O professor Marcio Markendorf, do Curso de Bacharelado em Cinema e do Programa de Pós-graduação em Literatura, fala sobre o atual cenário da pandemia de Covid-19 fazendo considerações sobre como a ficção pode nos ensinar — ou não — a reagir a tais eventos.

#09 – Prof. Manuela Mika Jomori
Neste episódio vamos aprender com a professora do Departamento de Nutrição da UFSC, Manuela Mika Jomori, como preservar alimentos por mais tempo utilizando uma técnica chamada branqueamento.