Carta aberta ao Governador de Santa Catarina

Por Armando de Melo Lisboa

As decisões do Governo de SC demonstram que nosso Estado está em outro planeta.

Ao entrarmos na 3ª semana de “isolamento”, já se flexibiliza-o, como se tivéssemos ultrapassado a pior fase da peste. Estamos relaxando as medidas de distanciamento, mas recém ingressamos nas mesmas e ainda nos primeiros momentos da pandemia.

No mundo real, uma situação calamitosa se aproxima. Trump já a admitiu nos EUA, mesmo com navios hospitais e tudo que lá podem mobilizar.

O estudo da Fiocruz e FGV é claro: uma segunda e maior onda atingirá todo país (1). O terremoto em curso no Rio e Sampa atingirá a todos.

Apesar dos claros posicionamentos do Ministro da Saúde e da OMS, o Governo de SC, como um avestruz, teima em ignorar todos esses alertas: o isolamento radical é a única defesa que temos nesta guerra da humanidade contra este vírus.

Nesta guerra, talvez o maior desafio da humanidade de todos os tempos, a importância da ciência é fulcral. Minimizá-la apenas agigantará os números de mortes, que poderiam ser evitadas com o uso da inteligência disponível, nosso principal recurso.

O Governador de SC acercou-se de um “Comitê gestor de crise”. Dele não participam membros das universidades ou da comunidade científica catarinense.

As principais decisões, como a do “Plano Estratégico” para a retomada das atividades econômicas em SC, anunciado em 26/03 (quando completávamos a 1ª semana de “isolamento”), advém do “grupo econômico” que assessora aquele Comitê.

Não temos a presença de experientes profissionais da saúde ou de autoridades em infectologia neste “Comitê gestor”.

Qualquer estratégia de enfrentamento da Covid-19 requer posições científicas fundamentadas, exige antevisão clara dos quadros epidemiológicos possíveis.

Apenas a partir do último dia 2/4, nosso governo divulgou medidas razoáveis para a ampliação da nossa capacidade hospitalar, projetando “até o fim de maio … um aumento de aproximadamente 90%” os leitos de UTI (2). Tardiamente, começou a dar sinais de preparar SC para enfrentar o coronavírus, admitindo agora “a possibilidade de montar hospitais de campanha” (3).

O relaxamento do distanciamento cobrará um enorme e macabro preço. Não apenas em vidas, pois também agigantará mais a frente o colapso econômico.

Após o pedido de desculpas do Prefeito de Milão, não se admitirá que aqui perfaçamos o mesmo caminho errático.

Ou seja, desculpas aqui serão ofensivas e inaceitáveis.

A postura do governo de SC não é um caso de um erro de avaliação, mas criminosa, e ela será devidamente penalizada.

E não apenas o Governador, pois parte da sua equipe é cúmplice.

Prof. Armando de Melo Lisboa (UFSC)

  1. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/01/coronavirus-projecao-indica-que-havera-segunda-onda-da-epidemia-no-brasil.htm
  2. https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-governo-do-estado-encaminha-compra-de-equipamentos-destinados-a-hospitais
  3. https://ndmais.com.br/noticias/precisamos-de-acao-imediata-do-governo-federal-diz-governador-carlos-moises/