Notas do Enem serão critério exclusivo para processo seletivo da UFSC no semestre 2020.2

Inscrições podem ser feitas gratuitamente entre 13 e 27 de outubro

Devido à pandemia de Covid-19, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá como critério exclusivo para ingresso, no segundo semestre de 2020, as notas de cada candidato no Exame do Nacional do Ensino Médio (Enem). A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) fará uma processo seletivo diferenciado para o preenchimento das vagas remanescentes de 2019 (aquelas não ocupadas no Vestibular realizado em dezembro do ano passado) e das vagas para o curso de Medicina do Campus Araranguá. As provas presenciais, que estavam previstas para ocorrer em julho, foram canceladas.

A seleção será realizada com base nas notas obtidas pelos candidatos nas provas do Enem dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019. Isto é, caso o candidato tenha participado de mais de uma edição do Exame nestes anos, ele deverá optar por uma nota/ano. O período de inscrições para o processo seletivo será entre 13 e 27 de outubro de 2020 e a inscrição será gratuita.

O edital de seleção deverá ser lançado até o dia 21 de setembro. O documento conterá as normas, datas de inscrição, diretrizes para verificação de documentos, parâmetros para distribuição das vagas por cotas, conforme Resolução Normativa 52/CUn/2015, entre outros.

Vestibular 2021 deverá ocorrer entre abril e maio

O Vestibular 2021, que estava com as provas presenciais agendadas para dezembro de 2020, terá uma nova data definida conforme o calendário acadêmico da UFSC para o segundo semestre. Os dias de aplicação das provas levarão em consideração as datas marcadas para a realização do Enem 2020, de forma a não prejudicar os alunos inscritos naquele certame. De acordo com a Coperve, o processo seletivo deve ocorrer entre abril e maio de 2021.

A expectativa é que o Vestibular 2021 seja por meio de provas presenciais, a não ser que as recomendações de distanciamento social se estendam devido ao prolongamento da pandemia e as medidas de proteção ainda estejam em vigor. O planejamento da logística de provas será desenvolvido para oferecer segurança a todos os candidatos e inclui a possibilidade de aplicação em outras cidades de Santa Catarina e até mesmo em outros estados, para evitar deslocamentos de candidatos e aglomeração de um grande número de pessoas no mesmo local.

A partir da indicação do comitê científico de combate à pandemia de Covid-19 na UFSC, está sendo estudado o fornecimento de álcool em gel, máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) para candidatos e equipe de logística, de acordo com a necessidade averiguada no período.

Neste momento, a Coperve trabalha na produção de uma série de materiais que irão contribuir para a preparação dos candidatos. Já estão publicados no site da Comissão a lista das obras literárias e o programa das disciplinas (acesse AQUI). Também serão disponibilizados podcasts acerca dos livros obrigatórios. Esse material deve ser veiculado, a partir de 17 de setembro, nos sites da Coperve e da UFSC.

A Comissão está organizando ainda uma série de lives sobre os cursos de graduação. O objetivo é que o candidato, na hora da escolha, conheça o curso, o currículo, a inserção no mercado de trabalho, etc. As lives devem começar a partir da segunda quinzena de setembro.

Em outubro, a Coperve participará da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC. Na ocasião, serão promovidas duas oficinas virtuais abertas ao público. Uma delas abordará aspectos relacionados à redação; e a outra compreenderá características da prova da UFSC, como, por exemplo, o preenchimento dos cartões-resposta, os pesos e notas de corte, os cuidados e procedimentos nos dias de prova, entre outros.

Mais informações em coperve.ufsc.br

Fonte: Agecom UFSC