Não sou dono da verdade, mas como professor universitário e bioquímico, tenho o direito legal de me manifestar a respeito do que está havendo sobre o covid 19

Por Ronaldo A. Salum

O QUE ESCREVO AQUI JÁ É DE UTILIDADE PÚBLICA, PORTANTO NADA DE NOVIDADE.

O QUE HÁ DE NOVIDADE É A VOZ CORRENTE EM TODAS AS ESFERAS TANTO POLÍTICAS QUANTO PROFISSIONAIS, A PROCURA MEDICAMENTOSA DE QUEM ESTÁ CONTAMINADO COM O CORONAVIRUS.

ESTIVE EM REUNÃO COM A SECRETARIA DE SAUDE DO MUNICIPIO, SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE, DIRETORIA DE VIGILANCIA ESTADUAL DE SAÚDE, SUB.COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR, E FEDERAÇÃO DA INDUSTRIA DE SANTA CATARINA.

NINGUEM SE MANIFESTOU A RESPEITO DAS ATITUDES A SEREM TOMADAS NA PREVENÇÃO.

NINGUÉM, MAS NINGUÉM MESMO, MANIFESTOU INTERESSE EM PREVINIR QUE A PESSOA ESTEJA PROTEGIDA CONTRA O VIRUS. INDICAM MANEIRAS, MAS NÃO TOMAM ATITUDES GERAIS.

INDICAM VÁRIAS MANEIRAS DE SE PROTEGER, QUAIS SEJAM:

  1. RECOLHIEMENTO SOCIAL (QUE NÃO GERA RENDA)
  2. USO DE MÁSCARA (QUE NEM TODOS USAM), MESMO ASSIM FICAM SUJEITOS À CONTAMINAÇÃO.
  3. (o uso da máscara por tempo prolongado pode diminuir a quantidade de oxigênio a ser misturado com gás carbônico a ser expelido, causando hipóxia, com isso a glicose se transformará em ácido láctico podendo causar cansaço, fadiga)

HÁ DUAS SUBSTÂNCIAS ORGANICAS QUE JÁ SÃO CONHECIDAS TANTO DA MEDICINA COMO DA ODONTOLOGIA:SÃO A CLOREXIDINA E O ÓLEO DE MELALEUCA, USADAS TANTO COMO INSUMOS QUANTO COSMETICOS.

A CLOREXIDINA É MAIS FORTE DO QUE A CLOROQUINA OU HIDROXICLOROQUINA.

AMBAS JÁ ESTÃO APROVADAS PELA ANVISA.

A CLOREXIDINA É USADA EM HOSPITAIS DE S.P.  EM CONCENTRAÇÃO DE 1%.

ATÉ ESTA ESCRITA NÃO OUVI NINGUEM COMENTAR SOBRE O MECANISMO DE AÇÃO DAS MESMAS SOBRE O CORPO HUMANO.

ORGANICAMENTE A CLOREXIDINA DIFERE DA CLOROQUINA, POIS POSSUI DOIS NUCLEOS BENZENICOS CLORADOS E DEZ ATOMOS DE NITROGENIO, ENQUANTO A CLOROQUINA POSSUI APENAS UM NUCLEO NAFTALENICO NITROGENADO E CLORADO E TRES ATOMOS DE NITROGENIO.

ESSAS DUAS SUBSTÂNCIAS SÃO CONHECIDAS COMO ANTISSEPTICOS, FUNGICIDAS E ATÉ VIRICIDAS.

UMA TERCEIRA SUBSTÂNCIA, QUE INCLUSIVE É CULTIVADA NO MUNICIPIO DE PALHOÇA, O OLEO DE MELALEUCA, UM COMPLEXO ORGÂNICO.

SE FOREM ASPERGIDAS SOBRE O SER HUMANO EM DOSES MÍNIMAS, AS DUAS POSSUEM CARGA ELEROMAGNETICA EXTERNA NEGATIVAS, ENQUANTO O SER HUMANO POSSUI CARGA ELETROMAGNETICA POSITIVA.

ISSO É FÍSICA QUÂNTICA.

POR INTERAÇÃO ELETROSTÁTICA, COM ISSO, O VIRUS NÃO SE APROXIMA E O SER ESTARÁ PROTEGIDO NO MINIMO POR 6 HORAS. SALVOMELHOR JUIZO, NÃO ENCONTRAMOS EM NOSSO CONHECIMENTO, NENHUMA CONTRAINDICAÇÃO QUE POSSA SER PREJUDICIAL AO SER. PREGUNTO SE ALGUEM SABE COMO ESSA POSSIVEL CONTRAINDICAÇÃO FUNCIONA?

O VICIO DAS DETERMINAÇÕES OU IMPEDITIVOS, É QUE NÃO SE IMPORTAM COM O MECANISMO DE REAÇÃO. É FACIL ALEGAR QUE PREJUDICA, MAS NÃO EXPLICAM COMO FUNCIONA.

AFINAL, ISSO É QUIMICA ORGÂNICA.

NÃO VAMOS TECER COMENTARIOS SOBRE O OZONIO, POIS É UM OXIDANTE ENÉRGICO E ATUA MAIS NAS LIGAÇÕES INSATURADAS,

A MEU VER, E S.M.J, É MAIS FACIL PROTEGER O SER HUMANO IMPEDINDO QUE OS VÍRUS OU BACTÉRIAS SE APROXIMEM, DO QUE MEDICALOS APÓS CONTAMINAÇÃO.

RECEBI DO DR LEO XAVIER, EMERITO PROF DE MEDICINA, ENCAMINAMENTO DE ARTIGO ENVIADO PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM ORIENTAÇÃO, SOBRE O QUE FAZER, DE QUANDO SENTIR OS SINTOMAS, NO ENTANTO NÃO COMENTAM SOBRE COMO SE PROTEGER, EVITANDO OS SINTOMAS.

Ronaldo A. Salum, professor aposentado

Os artigos publicados nesta seção não refletem necessariamente a opinião da diretoria e/ou dos filiados da Apufsc.

Compartilhar