Comissão de saúde psicológica da UFSC realizará pesquisa com a comunidade universitária

Discentes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e docentes participarão; objetivo é realizar um diagnóstico para direcionar as ações de suporte e acompanhamento psicológico específico aos efeitos da Covid-19

Com o objetivo de realizar um diagnóstico para direcionar as ações de suporte e acompanhamento psicológico específico aos efeitos da Covid-19 sobre a comunidade universitária, a Comissão Permanente de Monitoramento da Saúde Psicológica Universitária realizará uma pesquisa específica com toda a comunidade da UFSC: discentes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e docentes. A pesquisa será lançada no dia 1º de fevereiro. Além da pesquisa, a Comissão promoverá ações de extensão, grupos de rodas de conversas, acolhimento e orientação e divulgação de atividades para promoção da saúde mental.

Em um artigo publicado ano passado, no início da pandemia, no Brazilian Journal of Psychiatry, os autores advertiam sobre uma possível quarta onda criada pelas doenças mentais consequentes da pandemia. A saúde mental da comunidade universitária, especialmente dos estudantes, é uma preocupação que permeia todo o planejamento da UFSC de enfrentamento à pandemia.

O Comitê de Combate à Pandemia de Covid-19 da UFSC já previa, em seu relatório final, a “disponibilização de um serviço de atenção à saúde mental dos estudantes. O Subcomitê de Assistência Estudantil estima que a incidência de transtornos psíquicos pode alcançar entre um terço e metade dessa população. O programa deverá ter como base a assistência psicossocial com o apoio dos setores internos e externos à UFSC. A vulnerabilidade psicossocial é diretamente ligada à relevância da pandemia”.

Os subcomitês temáticos deram origem a comissões permanentes. A Comissão Permanente de Monitoramento da Saúde Psicológica Universitária foi instituída pela Portaria nº 1696/2020/GR, de 7 de dezembro de 2020. Para divulgar suas ações, a comissão criou a página AcolheUFSC. A página ainda está em construção e terá informações sobre serviços de psicologia.

A comissão é integrada por Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, psicóloga (Departamento de Psicologia); Cor Mariae Lima, médica do trabalho (Departamento de Atenção à Saúde); Daniela Ribeiro Schneider, psicóloga (Departamento de Psicologia); Denise Cord, psicóloga (Departamento de Psicologia); Francis Solange Vieira Tourinho, enfermeira (Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades); Jeferson Rodrigues, enfermeiro especialista em saúde mental (Departamento de Enfermagem) e Lucas Emmanoel Cardoso de Oliveira, psicólogo (Centro de Ciências Rurais). Também colaboram com o projeto a assistente social da DIS/Prodegesp Tuany Lohn Cardoso e a doutoranda psicóloga Juliane Cantele.

Fonte: Agecom