Reforma administrativa não muda direitos, mas vamos discutir ‘dúvidas’, diz relator

Segundo Valor Econômico, em sessão da CCJ que discutiu tema com Guedes, Darci de Matos disse que carreiras exceto as de Estado não terão estabilidade garantida e que questões serão debatidas quando for analisado o mérito da proposta

A reforma administrativa não atinge direitos adquiridos, mas eventuais dúvidas a respeito podem ser discutidas quando for analisado o mérito da proposta, disse o relator, o deputado Darci de Matos (PSD-SC), em reunião nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, que discutiu o tema com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Diversos parlamentares da oposição afirmaram que a proposta fere direitos dos atuais servidores públicos, ao contrário do que sustenta o ministro. O relator, então, pediu a palavra para fazer esclarecimentos.

As carreiras de Estado terão estabilidade garantida, disse o deputado. As demais carreiras terão com o Estado um vínculo com prazo indeterminado, em condições semelhantes às dos demais trabalhadores do comércio e indústria, explicou. Não há estabilidade garantida.

A jornada será de 44 horas semanais, e não mais de 40 horas. E esses servidores contarão com mecanismos que os protegerão de perseguição política, afirmou Matos.

Leia na íntegra: Valor Econômico