CCJ da Câmara vota nesta terça-feira proposta da reforma administrativa

Comissão de Constituição e Justiça decide hoje se proposta encaminhada pelo governo pode continuar tramitando na Casa. Projeto tira direitos fundamentais dos servidores e ameaça serviço público no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar, hoje, a proposta da reforma administrativa (PEC nº 32/2019). O parecer do deputado Darci de Matos (PSD-SC) a favor da admissibilidade da proposta foi apresentado há duas semanas, mas sofreu alterações no meio do caminho.

Inicialmente, o relator apresentou duas emendas supressivas (pedidos de retirada de trechos do projeto): proibição de qualquer atividade remunerada por servidores públicos e possibilidade de extinção de órgãos públicos por decreto do presidente da República. Para o deputado, as propostas são inconstitucionais.

Ontem, Darci de Matos acrescentou novas mudanças, como já havia adiantado ao Correio na semana passada. Ele sugeriu a retirada dos termos “imparcialidade, transparência, inovação, responsabilidade, unidade, coordenação, boa governança pública e subsidiariedade” para definir os princípios da administração pública. Para ele, as palavras podem gerar interpretações diversas e, desse modo, aumentar a judicialização.

Leia na íntegra: Correio Braziliense

Sobre a reforma
A reforma administrativa começou a tramitar no Congresso no início de fevereiro, cinco meses após ter sido enviada pelo governo federal. O projeto, que muda as regras do funcionalismo público, é uma das prioridades do presidente da Câmara Arthur Lira, que fala em votar o texto no plenário ainda no primeiro trimestre. 

As propostas do governo ferem direitos e abrem caminho para perseguições a servidores. 

::: Saiba mais e mobilize-se conosco contra a PEC 32.