Nota de pesar: falece o professor aposentado da UFSC Anibal Abadie-Aicardi

Anibal era docente do departamento de História

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor Anibal Emilio Abadie-Aicardi, docente aposentado do Departamento de História. Aicardi tinha 91 anos e faleceu na última terça-feira, dia 14 de setembro, em Montevideo, no Uruguai.

Anibal Abadie-Aicardi nasceu em Montevideo, em 6 de outubro de 1929. Graduou-se na Espanha em História da América, pela Universidad Complutense de Madrid, e Direito, pela Universidad de Salamanca. Foi professor de espanhol na Universität Hamburg e assistente científico da Universität Bielefeld. Foi titular de História da Cultura Ibérica e Iberoamericana da Universidad de la República, no Uruguai, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atuou por muitos anos na graduação e pós-graduação do Departamento de História, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), tendo orientado muitos alunos. Aposentou-se em 1993 e, desde então, viveu em Montevideo. Publicou muitos artigos na área de História em periódicos na Alemanha, Espanha, Uruguai, Brasil, França, Argentina e Uruguai. Também publicou poemas.

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos do professor Anibal Abadie-Aicardi neste momento de saudade e dor.

Fonte: Notícias UFSC