Justiça determina retomada da avaliação quadrienal da Capes

Em nota, presidente do órgão, Cláudia Toledo, anunciou que decisão atendeu a recurso da AGU; confira nota na íntegra e informações de O Globo

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou, nesta quinta-feira, a retomada da avaliação quadrienal feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). A decisão atendeu a um recurso movido pela Advocacia Geral da União (AGU) para derrubada de liminar que havia suspendido o processo devido à aplicação retroativa de critérios ao longo da análise dos cursos de pós-graduação feita pela Capes.

Confira nota do órgão na íntegra:

“A presidente da Capes tem enorme prazer em informar que, na data de hoje, o juiz titular da 32ª Vara Federal do Rio de Janeiro, por uma intensa e competente atuação da equipe da AGU, determinou a revisão da decisão liminar que paralisou a Avaliação Quadrienal da Capes, autorizando, desde já, a retomada do procedimento.

De acordo com a decisão judicial, a restrição imposta inicialmente ficará limitada à divulgação do resultado final da avaliação, “mantida a faculdade de o Capes desenvolver todas as atividades integrantes do procedimento de avaliação”.

A decisão foi proferida após o juízo da causa, atendendo a pedido de reconsideração, acolher os argumentos apresentados pela Advocacia-Geral da União no despacho realizado na última sexta-feira, 27 de novembro de 2021, bem como reconhecer os riscos que poderiam advir com a manutenção da paralisação, tal como registrado na contestação juntada aos autos do processo.

Participaram do despacho com o juízo, as Procuradoras Federais Flávia Correa Azeredo de Freitas, representando a Procuradoria-Regional da 2ª Região, Adriana Carla Morais Ignácio, representando a Equipe Nacional da PGF em matéria de Educação, e Juliana Sahione, representando a Procuradoria Federal junto a Capes.

Assim, nos termos da decisão proferida, fica autorizada a retomada da Avaliação Quadrienal pela Capes e, assim, a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelos coordenadores e avaliadrores, bem como pelos servidores da Fundação.”

Com informações dO Globo