UFSC promove seminário sobre impactos econômicos e sociais da covid-19 em Santa Catarina

Desde o início da pandemia, o Necat/UFSC trabalha em estudos sobre a evolução da doença no estado

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá, nos dias 14 e 15 de setembro, o seminário “Impactos Econômicos e Sociais da Covid-19 em Santa Catarina”. O evento será realizado no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), das 8h às 18h, em ambos os dias. Os interessados podem se inscrever no site do evento até 9 de setembro.

Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, o Necat trabalha em estudos sobre a evolução da covid-19 no estado. Atualmente estão em curso três projetos de pesquisa: 1. Análise sobre o comportamento da covid-19 em SC (desde março de 2020 estão sendo produzidos boletins semanais sobre o comportamento da doença no estado, tendo-se atingido a marca de 115 boletins ininterruptos); 2. Análise dos impactos econômicos da pandemia em SC (desde agosto de 2020 começaram a ser elaboradas análises mensais dos efeitos da doença na indústria, comércio e serviços); 3. Análise dos impactos sociais da Covid-19 em SC (ação com ênfase no comportamento do mercado de trabalho e na renda das famílias catarinenses).

Desta forma, o seminário estadual tem como objetivos apresentar os resultados dos estudos dos diversos pesquisadores do Núcleo sobre os impactos econômicos e sociais da covid-19 em Santa Catarina, mobilizar diferentes segmentos da sociedade catarinense para debater a realidade atual após mais de dois anos e meio de pandemia, além de discutir e definir alguns desafios decorrentes deste cenário a serem enfrentados pela sociedade catarinense nos próximos anos.

O evento é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Além de representantes de todos os campi da UFSC, a iniciativa contará com a participação de representantes das principais instituições de ensino superior existentes no estado: Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Também deverão participar do seminário representantes dos diversos setores empresariais e de representação dos trabalhadores, bem como representantes dos diversos órgãos governamentais do estado catarinense.

Fonte: Notícias da UFSC