Um boteco histórico!

Por José Guadalupe Fletes*

Gostaria de parabenizar o Prof. Irineu Manoel de Souza (magnífico reitor eleito e empossado recentemente), por comparecer no boteco Apufsc de 29/07, último do semestre 2022/1, como habitualmente o fazia mensalmente para confraternização dos filiados. Lembro que em um desses botecos em 2021, dos primeiros após a pandemia, que, pedindo o violão, interpretou várias músicas. Desta vez, preferiu degustar as iguarias e circular cumprimentando todos os presentes.

Não lembro de outro reitor (desde 1977) que tenha mantido essa postura de aparecer em confraternizações não apenas em épocas de campanha, mas de dar continuidade à vida administrativa, acadêmica e de relação social com a comunidade universitária.

Foi com grande surpresa, que ouvi comentários de muitos colegas inativos e ativos (recém ingressados na vida acadêmica), sobre a presença ativa do Prof. Irineu, conversando com todos os presentes e, destaco, escutando sobre os diversos problemas de nossa instituição e os desafios à sua frente.

É digno de registro que, mesmo cansado, passada altas horas, se encontrava numa mesa redonda (literalmente) com dois diretores de unidade, pesquisadores e inativos, escutando os anseios e as preocupações sobre a recuperação da imagem perante a sociedade, bem como de incentivar projetos que tenham impacto através da extensão universitária.

Ou seja, mesmo na confraternização, o reitor estava trabalhando e acredito, relaxado como para considerar as diversas opiniões emitidas pelos participantes da roda de conversa, como o fato de que se espera que nos primeiros 100 dias, tenhamos definido a que veio a nova gestão, de ser uma Universidade Presente, mesmo!

Um detalhe que gostaria de registrar, como antigo assessor do ex-reitor Diomário Queiroz e da ex-vice-reitora Nilcéa Pelandré (gestão “Repensar para mudar”, 1992-1996), é que nunca os deixamos circular pelo campus sozinhos, sempre acompanhado por algum colega/amigo/assessor, pois são momentos em que a comunidade universitária tem a oportunidade de expor seus sentimentos e precisa, quem sabe, considerar as opiniões que complementam a visão interna da gestão.

Parabéns, Prof. Irineu, sindicalizado, magnífico reitor da UFSC! Esperamos encontrá-lo, sempre que puder, é claro, nas confraternizações e nas AG’s da entidade. Desejamos-lhe muito sucesso na gestão UNIVERSIDADE PRESENTE que se inicia. E rumo a 2022/2, com mais botecos e mobilização em defesa da universidade e da categoria!

*Professor do Departamento de Informática e Estatística (INE/CTC) e Diretor de Assuntos de Aposentadoria da Apufsc (2020-2022)