UFSC ganha quatro menções honrosas em Prêmio Capes de Tese

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros

A Universidade Federal de Santa Catarina conquistou quatro menções honrosas no Prêmio Capes de Tese – Edição de 2022, um dos mais tradicionais da pesquisa no Brasil. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 11, no Diário Oficial, e trazem destaque a estudos da UFSC desenvolvidos em quatro áreas do conhecimento: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Linguística e Literatura e Nutrição. No total, 49 trabalhos foram premiados e outros 96 receberam menção honrosa.

Matheus Soares Geraldi recebeu o reconhecimento pela tese Building stock modelling for energy benchmarking of schools in Brazil, que teve o objetivo de desenvolver métodos de obtenção de modelos representativos do estoque de edificações para aferir o desempenho energético das escolas brasileiras. A orientação foi de Enedir Ghisi. Já Ricardo Augusto Borsoi foi reconhecido pelo trabalho Spectral variability in hyperspectral unmixing: multiscale, tensor, and neural network-based approaches, que desenvolve estratégias para mitigar a variabilidade espectral na separação espectral. A orientação é de Jose Carlos Moreira Bermudez.

A pesquisadora Cybelle Saffa Da Cunha Pereira Soares foi destaque na área de Inglês:Estudos Lingüísticos E Literários, com a tese From purification to preposterous violence: a corpus-based study on the semantic prosody of violence in the (re)translation and (re)writings of Jacobs’ fairy tales. Orientada por Lincoln Paulo Fernandes, ela estudou as diferentes categorias de violência presentes nas retraduções de contos de fadas ao longo de sessenta e nove anos. No campo da Nutrição, a tese Formatos de informações sobre os açúcares na rotulagem de alimentos industrializados: estudo multimétodos do contexto brasileiro, de Tailane Scapin, recebeu a menção honrosa. Orientada por Rossana Pacheco da Costa Proença e coorientada por Ana Carolina Fernandes, ela avaliou as informações sobre os açúcares na rotulagem de alimentos industrializados e investigou formatos de rotulagem que sejam compreensíveis e auxiliem consumidores brasileiros nas suas escolhas alimentares.

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

Fonte: Notícias da UFSC