Financiamento e evasão são temas prioritários em 2023, dizem reitores

Políticas de inclusão e permanência de jovens nas universidades também são preocupação, destaca o Valor

Necessidade de financiamento consistente, redução de evasão escolar, políticas de inclusão e permanência de alunos e aproximação com a sociedade são alguns dos temas que devem ser prioridade para as universidades em 2023, apontaram reitores no VIII Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes, promovido pelo Canal Futura e pela Fundação Roberto Marinho.

No encontro, realizado no Rio, na sexta-feira, dia 26, a importância de mais recursos para as universidades públicas foi um dos pontos mais ressaltados pelos cerca de 60 reitores de todo o país. Os dirigentes ressaltaram a necessidade de aproximação com a sociedade, para conquistar apoio para a causa. Outro aspecto abordado foi a preocupação com a evasão e escolar, além da importância das políticas de inclusão e permanência de jovens nas universidades.

“Penso que tem um desafio de fazer com que a nossa sociedade entenda que orçamento para as universidades não é gasto, é investimento. No Brasil não tem essa visão. Hoje é tudo delivery. E conhecimento e educação não se fazem de forma delivery. Educação é processo”, disse a vice-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Raiane Assumpção.

Leia na íntegra: Valor Econômico