Por uma ciência com melhores oportunidades

Por Deivison Henrique de F. Santos

Recentemente, o professor e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Daniel Guerrini, publicou artigo intitulado “Campo Científico, Reconhecimento e Motivação Profissional em Programas de Pós-Graduação do Sul do Brasil”. O trabalho saiu no volume 66 da revista DADOS, um dos periódicos brasileiros mais tradicionais no campo das Ciências Sociais.

Entre as descobertas do trabalho, encontra-se o fato de mais de 95% dos 398 respondentes do estudo, vinculados a programas de pós-graduação de universidades dos três estados do Sul do Brasil, concordarem com as seguintes afirmações: “A atividade científica é imprescindível ao desenvolvimento econômico do Brasil”; e “Sem investir em Ciência e tecnologia, o Brasil estará condicionado ao atraso e à ignorância”.

Apesar de concordarem com as frases acima, os mesmos entrevistados alegaram, em mais de 78% dos casos, que a atividade científica não é reconhecida pela sociedade brasileira – número ainda maior entre pesquisadoras. Ou seja, embora os respondentes/pesquisadores, em sua maioria, entendam a relevância da atividade que desempenham, eles não se sentem prestigiados pela sociedade que, em tese, ajudam a desenvolver.

Leia na íntegra: Estadão

*Deivison Henrique de F. Santos é cientista social e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)