Brasil tem 9 das 10 universidades que mais produzem pesquisa na América Latina

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparece na 23ª posição no top 50 geral

O Brasil tem 9 das 10 universidades com maior produção científica da América Latina, segundo a mais recente edição do ranking Quacquarelli Symonds (QS), uma das mais importantes avaliações de educação superior.

A avaliação, divulgada na manhã desta quinta-feira, dia 22, também coloca o Brasil como o país latino-americano mais bem representado no ranking. De todas as 428 instituições de ensino avaliadas em 20 países, 98 são brasileiras.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparece na 23ª posição no top 50 geral. A Universidade de São Paulo (USP) é a representante do país mais bem colocada, em segundo lugar, mesmo posto de 2022, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 5º, e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 8ª, no top 10, com as duas últimas subindo na classificação. A Pontifícia Universidad Católica de Chile foi considerada a melhor da região.

A publicação considera que as instituições de ensino superior brasileiras têm “alto grau de estabilidade” apesar de terem atravessado um período desafiador, com a queda de orçamento no governo de Jair Bolsonaro (PL) e os desafios da pandemia. Segundo o QS, 23 universidades tiveram melhora de posição, 24 diminuíram e 47 permaneceram estáveis no último ano.

Leia na íntegra: Folha e Estadão