Pesquisadores da UFSC são destaque em etapa estadual de Prêmio Confap

Na edição passada, professor da UFSC conquistou segundo lugar na categoria Pesquisador Destaque, na etapa nacional

A Universidade Federal de Santa Catarina se destacou em cinco das seis categorias da Etapa Estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professora Odete Fátima Machado da Silveira, tendo dois pesquisadores indicados para representar Santa Catarina na etapa nacional.  A professora Débora Menezes foi destaque na área de Ciências Exatas e o professor Dachamir Hotza se destacou na categoria setor empresarial da premiação pesquisador inovador. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) divulgou o resultado nesta quinta-feira, dia 20.

Essa é a segunda edição do prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de todo o país e tem como objetivo reconhecer pesquisadores  que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. Outros pesquisadores da UFSC também foram reconhecidos na etapa estadual. A professora Suzani Cassiani foi destaque na categoria Ciências Humanas e Alcilene Rodrigues Monteiro Fritz na categoria Ciências da Vida. Já o professor Alexandre Moraes Ramos foi destaque como pesquisador inovador na categoria Setor Público.

A premiação é dividida em três categorias: Pesquisador(a) Destaque, com as subcategorias Ciências da Vida; Ciências Exatas; e Ciências Humanas; Pesquisador(a) Inovador(a), com as subcategorias Inovação para o Setor Empresarial; e Inovação para o Setor Público; e Profissional de Comunicação. Com o objetivo de buscar equilíbrio entre os Estados, o prêmio foi dividido em duas etapas: Estadual e Nacional. A Etapa Estadual em Santa Catarina, organizada pela Fapesc, recebeu inscrições das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs).

Na edição anterior, o Estado conquistou o primeiro lugar na categoria Profissional de Comunicação com Eonir Teresinha Malgaresi, jornalista da Epagri; o segundo lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas e da Terra, com o professor da UFSC Aloisio Nelmo Klein; e o terceiro lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, com o professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Felipe Dal Pizzol.

Premiados

CATEGORIA PESQUISADOR DESTAQUE

Ciências da Vida

1º Flares Baratto Filho – UNIVILLE

2º Alcilene Rodrigues Monteiro Fritz – UFSC

3º Cristiano André Steffens – UDESC

Ciências Exatas

1º Débora Menezes – UFSC

2º Alexandre Gonçalves Dal-Bó – UNESC

3º Joao Paulo Bender – UFFS

Ciências Humanas

1º José Baltazar Salgueirinho O. A. Guerra – INSTITUTO ÂNIMA SOCIESC DE INOVAÇÃO, PESQUISA E CULTURA

2º Fabiano Maury Raupp – UDESC

3° Suzani Cassiani – UFSC

CATEGORIA PESQUISADOR INOVADOR

Setor Empresarial

1º Dachamir Hotza UFSC

2º Oscar Rubem Klegues Montedo UNESC

3º Fábio de Farias Neves UDESC

Setor Público

1º Tiago Savi Mondo – IFSC

2º Luciane Bisognin Ceretta – UNESC

3º Alexandre Moraes Ramos – UFSC

CATEGORIA PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO

1º Marcela Monteiro de Lima Lin Beltrame – IFSC

2º Mayara Cardoso – UNESC

3º Salvador dos Santos – UDESC

Fonte: Notícias da UFSC