Três nomes são favoritos para ocupar Ministério da Educação

Izolda Cela, Reginaldo Lopes e o ex-secretário Nacional de Educação Continuada, Ricardo Henriques, aparecem na dianteira para se tornar ministro de Lula

Na bolsa de apostas sobre a composição do primeiro escalão do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um dos principais ministérios, o da Educação (MEC), está no alto das cotações. A identidade do futuro chefe da pasta ainda é desconhecida, mas seu perfil está posto na mesa: habilidoso, com capacidade de gestão, forte o suficiente para disputar orçamento e dono de visão estratégica.

Três nomes aparecem na dianteira, segundo pessoas ligadas à nova gestão petista e especialistas da área. No topo da lista está a governadora do Ceará, Izolda Cela, seguida pelo mineiro Reginaldo Lopes (PT). São Paulo corre em paralelo, com o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

Independentemente de quem irá ocupar uma das cadeiras mais importantes da Esplanada dos Ministérios, um ponto é consenso: o futuro número um do MEC deverá ter conhecimento técnico, força política e um time de peso no primeiro e segundo escalões. Resta saber se algum dos três encampará essas características aos olhos do presidente Lula, ou se ele dará a vez a alguém de fora desse xadrez.

Leia na íntegra: Estado de Minas