Governo Bolsonaro paralisou educação em direitos humanos, aponta ONG

Entidade critica extinção de diretrizes e órgãos, como a coordenação responsável pelo ensino da área, vaga desde abril, destaca a Folha

A educação em direitos humanos em universidades, escolas e órgãos públicos, empurrada de um ministério para outro e com trocas de liderança e cargos vagos, foi esvaziada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). É o que aponta um mapeamento inédito sobre a institucionalização do tema no Brasil, produzido pelo Instituto Aurora.

O estudo aponta que a mudança do tema na estrutura do governo, retirado do Ministério da Educação, fez o programa parar de vez. Composta por temas como consciência antirracista, combate às desigualdades de gênero e diversidades culturais, étnicas e sociais, a educação em direitos humanos é considerada importante para prevenir e enfrentar problemas na sala de aula, como o bullying, e a capacitar agentes de Estado, como os da Justiça e da segurança pública, para mitigar abusos.

O relatório destaca a extinção em 2019 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, criado em 2003, e o abandono do Pacto Universitário para a Educação em Direitos Humanos, lançado em 2017.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo