UFSC se manifesta em relação aos atos terroristas contra o Estado Democrático de Direito

Nota foi publicada no site da instituição na noite deste domingo

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou uma nota oficial em que “apresenta veemente repúdio aos atos repugnantes e inaceitáveis contra o Estado Democrático de Direito que ocorreram na tarde deste domingo, 8 de janeiro, em Brasília”. Leia na íntegra:

Os atos terroristas que depredaram as sedes dos três poderes de nossa República são inaceitáveis e simbolizam um período obscuro de retrocessos e ódio.

Os danos ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) são lamentáveis; para além dos danos contra o patrimônio, evidencia-se um ataque direto à soberania popular e a democracia. Os crimes devem ser apurados com rigor em todas as suas dimensões.

É urgente que agrupamentos golpistas sejam desmantelados, ações terroristas e pedidos de intervenção militar devem ser reprimidos e punidos em defesa do Estado Democrático de Direito e do bem coletivo.

Os atentados contra a democracia não podem mais ser tolerados e minimizados. Não se trata de manifestação, mas de ato criminoso e articulado de um grupo político violento e antidemocrático.

A UFSC apela para que as forças democráticas do Estado de Santa Catarina no Legislativo, Executivo e Judiciário se somem ao repúdio aos atos golpistas e à defesa do Estado Democrático de Direito.

Fonte: Notícias UFSC