Nota da Diretoria

Conclamamos a comunidade docente a participar do ato que será realizado nesta segunda-feira, dia 9, a partir das 18h, no Largo da Alfândega, em Florianópolis, em defesa da democracia

A Diretoria da Apufsc-Sindical torna público seu repúdio aos ataques terroristas contra o Estado Democrático de Direito do Brasil, ocorridos na tarde deste domingo, dia 8, em Brasília, e que se proliferam por outras partes do país, inclusive em Santa Catarina. De natureza golpista, com a conivência de gestores públicos e de forças de segurança pública, os atos criminosos visam desestabilizar e enfraquecer os três poderes da República e a Carta Magna brasileira, e em última instância destituir os poderes constituídos. Por isso, além de repudiar e cobrar investigação e punição, a Diretoria da Apufsc- Sindical afirma que não será veículo de defesa desse golpe em nenhum de seus espaços, e não amplificará a voz de quem apoiar este crime.

Assistimos com profunda indignação a invasão, a depredação e o saque ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, resultando em graves prejuízos ao patrimônio público.

Em SC, observamos também acampamentos em frente a quartéis, com atitudes violentas e criminosas, sem nenhuma ação efetiva para que fossem desmobilizados. Além disso, na manhã desta segunda-feira, o governador Jorginho Mello lamentavelmente declinou da convocação para participar de reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com governadores de todo o país sobre os atos terroristas. Mais tarde, mudou de ideia e compareceu ao encontro.

Exigimos a aplicação da lei, com todo seu rigor, àqueles que organizaram, participaram, financiaram e foram omissos na prevenção e na contenção dos atos extremistas. É inaceitável que a turba fascista, não aceitando o resultado das últimas eleições, continue atentando contra a ordem pública, a democracia brasileira e suas instituições.

A Apufsc-Sindical defende incondicionalmente a democracia e a população brasileira que fez sua escolha soberana nas urnas. Acompanhamos atentamente os desdobramentos das ações dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo Federais na responsabilização enérgica dos entes envolvidos nos ataques terroristas e daqueles que foram negligentes com eles.

Ainda, conclamamos a comunidade docente a participar do ato que será realizado nesta segunda-feira, dia 9, a partir das 18h, no Largo da Alfândega, em Florianópolis, em defesa da democracia.

Diretoria Apufsc-Sindical