UFSC reúne 11 instituições de ensino superior para debater planejamento e administração

Encontro acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, na Reitoria da universidade

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará na quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, o encontro regional sul do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). Durante o evento, o coordenador nacional do grupo falará sobre o panorama orçamentário das universidades em 2023. A expectativa é que haja o anúncio da recomposição de parte do orçamento sobre o corte sofrido pelas instituições no ano passado. O encontro acontecerá na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria I, no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis.

O fórum busca estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração, além de assessorar dirigentes, encaminhar propostas aprovadas pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), e promover o intercâmbio de interesses comuns entre as instituições integrantes. Anualmente são realizados três encontros nacionais. Anteriormente a esses encontros, as regionais se reúnem para discutir temas e pautas para o encontro nacional. 

Na região sul do Brasil, fazem parte do grupo 11 instituições federais de ensino superior. “É um espaço de oportunidade para que esse coletivo de pró-reitores discutam situações relevantes, polêmicas e complexas que surgem, tanto no orçamento, quanto no planejamento. Esses momentos são muito importantes para nos aproximar e mostrar que temos dificuldades semelhantes durante todo o ano, porque o orçamento é bastante complexo. É um momento de falarmos sobre tendências do planejamento, trocar experiências e aprender”, destaca a secretária de Planejamento e Orçamento da UFSC, Andréa Trierweiller.

Leia na íntegra: Notícias UFSC