Comunidade universitária presta homenagem póstuma ao professor Ademir Neves

O nome do professor foi dado ao Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia do Departamento de Química da UFSC

Docentes, servidores técnico-administrativos, alunos e familiares, além de integrantes da Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participaram de uma homenagem ao professor Ademir Neves realizada nesta segunda-feira, dia 3, no auditório do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da instituição. O nome do professor foi dado ao Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia do Departamento de Química (LAB 213), onde Neves atuou por muitos anos na orientação de mestres e doutores e em pesquisas que resultaram em numerosos artigos científicos.

A solenidade foi marcada pela emoção em vários momentos, com a presença da viúva, Rosely Neves, filhos e netos do professor, além de vários ex-colegas, ex-alunos e amigos. Os depoimentos de dois ex-alunos de Ademir Neves, professor Adolfo Horn Júnior e professora Rosely Aparecida Peralta, relataram não apenas aspectos científicos e acadêmicos do professor, mas também suas características humanas: bem-humorado, empolgado e motivador.

A solenidade foi encerrada com o descerramento de uma placa de homenagem ao professor Ademir Neves, dando o seu nome ao Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia (LAB 213) do Departamento de Química (Fotos: Luís Carlos Ferrari/Secom UFSC)

O professor Valdir Rosa Correia também fez um pronunciamento sobre a importância do trabalho de Neves em consolidar os laboratórios e linhas de pesquisa do Departamento e encerrou sua fala com a apresentação de um clipe da música “Mundo dos Sonhos”, da banda Os Açus, da qual o professor fez parte durante alguns anos. Foi outro momento de grande emoção, especialmente para os familiares do professor Neves.

O reitor Irineu Manoel de Souza disse que é importante valorizar as pessoas que se dedicam às instituições. “Esse reconhecimento é fundamental para manter nossa universidade viva e atuante”, afirmou.

Família e amigos participaram da homenagem (Foto: Luís Carlos Ferrari/Secom UFSC)

A mesa do cerimonial foi formada pelo reitor, Irineu Manoel de Souza; o diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Nilton Branco; o chefe do Departamento de Química, professor Valdir Rosa Correia; o superintendente de Projetos da Propesq, William Gerson Matias; o pró-reitor de Pós-graduação, Werner Kraus Júnior; a pró-reitora de Graduação, Dilceane Carraro; o coordenador do Programa de Pós-graduação em Química, Giovanni Caramori; a coordenadora do curso de Graduação em Química, Danielle Henriques; o ex-aluno do professor Neves e professor aposentado da UFSC, Marcos Aires de Brito, e o presidente do Conselho Regional de Química, Clóvis Goulart de Bem.

Homenagem foi realizada no auditório Faruk Nome do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (Foto: Luís Carlos Ferrari/Secom UFSC)

O professor Ademir Neves iniciou sua carreira como docente da UFSC em 1978 e aposentou-se em 2021. Durante este período, foi em diversas ocasiões coordenador do Programa de Pós-graduação em Química, totalizando mais de dez anos nesta função. Chegou ao auge da carreira docente, a de professor titular. Em dezembro de 2021, recebeu o título de Professor Emérito da UFSC. Era membro da Academia Brasileira de Ciências. Faleceu em 30 de janeiro de 2022.

Fonte: Reitoria UFSC