Em Florianópolis, Ministra Luciana Santos destaca iniciação científica como instrumento de inclusão social

O evento reuniu 1.089 medalhistas das 16ª e 17ª edições que não haviam sido contemplados por causa da pandemia

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta segunda-feira, dia 5, em Florianópolis (SC), da premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep), realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com recursos do MCTI e do Ministério da Educação (MEC). O evento reuniu 1.089 medalhistas de todo o país da 16ª e 17ª edições, que não haviam sido contemplados por causa da pandemia. 

“A Olimpíada de Matemática é uma das políticas educacionais mais abrangentes e mais bem sucedidas no Brasil. Além de estimular o estudo da matemática e identificar talentos, a Obmep promove a inclusão social. Isso porque quem conquista uma medalha é convidado a participar do Programa de Iniciação Científica, que oferece bolsa, que foi reajustada neste governo, após 10 anos, passando de R$ 100 a R$ 300 por mês”, afirmou a ministra.

Ela lembrou ainda que a Olimpíada foi criada em 2005, durante o governo Lula, e se “consagrou como a maior competição científica do Brasil”. Em 2023, mais de 18 milhões de estudantes participam da iniciativa em 5.563 municípios. “Com a criação da Olimpíada, milhares de estudantes Brasil afora tiveram a oportunidade de continuar estudando e construir trajetórias de sucesso. A matemática é o primeiro passo para o desenvolvimento científico e para a inovação tecnológica. A matemática é a base de todas as ciências”, disse.

Giovanna Melo, 16 anos, estudante do 9º ano no Rio de Janeiro, foi uma das medalhistas de ouro das últimas duas edições e pensa em cursar matemática na Graduação. “A Olimpíada me estimula a estudar mais, é um incentivo, sou apaixonada por matemática e penso em fazer graduação nessa área no futuro”, contou.

Coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim, celebrou a volta da ciência ao Brasil. “Essa Olimpíada tem uma particularidade, não tenta medir o conhecimento, mas detectar alunos que tenham talento, que sejam criativos e capazes de raciocinar”, comentou.

Educação contínua

Já o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou o programa de graduação em Matemática do instituto, que será implementado no Rio de Janeiro. A iniciativa terá apoio do MCTI e do MEC. “O programa combina formação multidisciplinar inovadora com experiência prática na resolução de problemas nas empresas e órgãos públicos. É uma forma de completar a Olimpíada, oferecendo aos medalhistas a oportunidade e devolvendo à sociedade, ao colocar o talento e conhecimento dos jovens como vocês a serviço do desenvolvimento econômico e social”, explicou Viana.

Por fim, o ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a educação como instrumento de transformação social. “A Obmep estimula jovens brasileiros, o aprendizado da matemática, o raciocínio logico e o aumento da aprendizagem. Não parem de estudar, não parem de aprender. A educação é o único caminho para uma sociedade mais justa. Para se desenvolver e sonhar, vocês podem ser o que quiserem ser”, disse.

Fonte: Governo Federal