Aposentado e aposentada, saiba como validar seus dados cadastrais no SouGov.br

Siga o passo a passo para atualizar seus dados cadastrais

Aposentadas e aposentados do Executivo Federal precisarão realizar a atualização cadastral obrigatória, que já é exigida para os servidores da ativa. A obrigatoriedade do recadastramento foi publicada pela Portaria SEGRT/MGI nº 2.368, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 26. O prazo para atualizar as informações começa em 1° de junho e encerra em 31 de julho.

Como atualizar seus dados cadastrais

1º)  Acesse o SouGov.br, aplicativo ou web (https://sougov.economia.gov.br/sougov/);

(Importante: se você já utiliza o SouGov.br, automaticamente, será apresentada a tela de validação cadastral).

2º) Escolha o melhor momento para atualizar seus dados! O SouGov.br disponibilizará duas opções:

           a) “Iniciar depois – selecionando esta opção, sua validação cadastral será realizada no momento em que você achar melhor. Lembre-se: a validação cadastral é obrigatória, com prazo até o dia 31/07/2023.

            b) “Iniciar” – clique nesta opção caso queira que sua validação cadastral comece no momento que você acessar o SouGov.br.

Se você optou por ”Iniciar”, vamos lá!

A Validação Cadastral será realizada em três etapas:

Etapa 1: Autodeclaração da Raça/Cor

Etapa 2: Dados Pessoais

Etapa 3: Contatos

Realize as três etapas para que sua validação cadastral seja concluída com sucesso!

Etapa 1 – Autodeclaração da Raça/Cor

Ao iniciar a validação cadastral, é necessário realizar a autodeclaração da “Raça/Cor”.

Se o dado estiver correto, clique em “Confirmar dados e Avançar”:

Se o dado informado está divergente, selecione o símbolo Simbolo para alterar o tipo “Raça/Cor”.

Após alterar o dados, clique em  “Confirmar dados e Avançar”:

Etapa 2 – Dados Pessoais

(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro  atual). 

Se os dados estiverem corretos, clique em “Confirmar dados e Avançar”:

Caso os dados estejam divergentes, clique no símbolo Simbolo e realize as alterações necessárias. 

Confira os dados após as alterações e clique em  “Confirmar Dados e Avançar”

(Observação: se precisar revisar algum dado preenchido anteriormente, clique em Voltar para o passo anterior”).

Etapa 3 – Contatos

(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro  atual). 

Na última etapa, revise:

a) telefones;

b) e-mails e 

c) endereço residencial.

Se os dados estiverem corretos, clique em “Confirmar dados e Avançar”:

Caso os dados estejam divergentes, clique no símbolo Simbolo e realize as alterações necessárias. 

Mas atenção: se você não possui mais acesso ao e-mail registrado, ou seja, caso apareça [email protected], procure sua Unidade de Gestão de Pessoas responsável por seu pagamento e solicite a alteração.

Veja aqui como localizar sua Unidade de Gestão de Pessoas.

Após os ajustes, confira os dados e clique em  “Confirmar Dados e Concluir”:

Será aberto um Termo para Aceite. Clique em Aceito os Termos.

Pronto! Sua validação cadastral foi realizada com sucesso: 

Observações:

  1.  se precisar revisar algum dado preenchido anteriormente, clique em Voltar para o passo anterior”;
  2. clique em Salvar para Continuar Depois” para interromper a validação e continuar em outro momento.

 

Status da validação cadastral após sua finalização

Após a conclusão da Validação Cadastral, você poderá verificar o status da validação:

  1. acesse o Menu do SouGov.br (clique nos três traços localizados na parte superior esquerda da tela);
  2.  selecione “Cadastro”;
  3. clique em  “Situação da Validação Cadastral” para continuar o procedimento. Observe que a situação da sua validação cadastral estará com o status de “Regular”;
  4. Clique em “Arquivo” para realizar o download da sua validação cadastral:

Se você utilizou o botão “Salvar para Continuar Depois” 

Caso você tenha clicado em “Salvar para Continuar Depois”, em qualquer etapa da validação cadastral ou mesmo ao acessar o SouGov.br, e deseja continuar sua validação cadastral:

  1. acesse o Menu do SouGov.br (clique nos três traços localizados na parte superior esquerda da tela);
  2.  selecione “Cadastro”;
  3. clique em  “Situação da Validação Cadastral” para continuar o procedimento. Observe que a situação da sua validação cadastral estará com o status de “Pendente”;
  4. Clique em “Realizar Validação Cadastral”

Fonte: Governo Federal