UFSC é a segunda universidade do país que mais recebeu estudantes do PEC-G

Inscrições no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação são gratuitas e vão até o dia 18 de agosto

O Ministério da Educação divulgou o edital do Processo Seletivo para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) para o ano de 2024. O Programa viabiliza a graduação completa de forma gratuita em universidades brasileiras para estudantes de 70 países parceiros e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a segunda instituição do país que mais recebeu estudantes PEC-G entre 2008 e 2023.

De acordo com o edital, cujo lançamento foi transmitido de forma online, serão ofertadas mais de seis mil vagas em 342 cursos de graduação de 102 instituições. A inscrição no PEC-G é gratuita e deverá ser realizada junto a uma representação diplomática ou consular brasileira de um dos países participantes do PEC-G (são 11 da América do Sul; 15 da América do Norte, Central e do Caribe; 29 da África, nove da Ásia e seis da Europa). De acordo com o Edital nº 5/2023, que trata da abertura e demais procedimentos relativos ao processo seletivo, o prazo de inscrições vai até 18 de agosto.

Durante a cerimônia de divulgação do edital, a UFSC foi destacada como a segunda universidade brasileira que mais recebeu estudantes PEC-G entre 2008 e 2023, ficando apenas atrás da Universidade de São Paulo (USP) entre todas as mais de instituições que participam do Programa. Em relação ao número de formados, a UFSC ocupa o terceiro lugar, com 333 graduados no total.

Para o secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, “a presença de estudantes PEC-G na UFSC aporta diversidade de culturas e línguas. Isso traz um importante aprendizado aos demais estudantes brasileiros, que passam a ter conhecimento de outras realidades a partir do convívio com esses estudantes. Para nossos professores é também um aprendizado se relacionar com estudantes que podem abordar temas a partir de outra lógica. Importante ressaltar que o Brasil presta importante solidariedade a países e povos que ainda não tem um sistema educacional de ensino superior consolidado. O estudante PEC-G precisa voltar a seu país para receber o diploma, e deve realizar lá sua carreira profissional. Da mesma forma os estudantes PEC-PG (pós-graduação), que ainda recebem uma bolsa do CNPq (Mestrado) ou da CAPES (Doutorado). Já tivemos alunos na UFSC que posteriormente foram ser ministros de estado em seu país. O Programa PEC-G e PEC-PG tem grande importância para a UFSC, e tem conseguido cumprir seus objetivos fundamentais de formar profissionais para contribuir com o desenvolvimento econômico-social de seus países de origem”.

Em 2023, há na UFSC 75 estudantes PEC-G de 22 diferentes países parceiros. São 45 de nações da África; 29 da América Latina e Caribe e um da Ásia. Os estudantes estão distribuídos nos cinco campi da UFSC: 59 em Florianópolis, 11 em Joinville; dois em Araranguá, dois em Curitibanos e um em Blumenau. Nos centros de ensino em Florianópolis, são 21 no CTC; 13 no CCS, 11 no CSE, 6 no CCE, 3 no CCA, 2 no CCJ, 1 no CCB, 1 no CDS e 1 no CED.

Em janeiro de 2023, a UFSC retomou a possibilidade de transferência externa de estudantes PEC-G de outras universidades brasileiras para a UFSC. A próxima publicação desse edital deverá ocorrer em dezembro de 2023.

Mais informações: [email protected]

Fonte: Notícias UFSC