Docentes em luta

Vários autores*

Nossos cumprimentos aos que estão em aposentadoria e aos que estão em atividade!

Nossos agradecimentos aos que depositaram confiança, através do voto, à nossa representação como aposentados para o Conselho de Representantes da Apufsc. Aos que já realizaram eleição para representação nos departamentos, o agradecimento dos representantes e o nosso chamado para que todos os departamentos encaminhem a escolha de representação. Assim se faz democracia direta e o sindicato parte de cada um para formar a caminhada dos filiados.

Como sempre, acreditamos no trabalho coletivo. Assim, conduziremos nossa atuação no CR. Isso significa a defesa do trabalho na UFSC e da dignidade dos que já realizaram esse percurso, mas não abandonam o sentimento de pertencer a essa comunidade. 

Continuaremos a luta pela paridade da carreira em todos os momentos. Por isso, seremos firmes na defesa dos aposentados/as que hoje são Adjunto IV e enquadram-se, objetivamente, nas condições para progredirem a Associados. Isso não pode continuar e participarmos dos Grupos de Trabalho sobre carreira ganha atualidade e urgência.

Colegas, precisamos nos unir enquanto categoria, também, nacionalmente. A reunião dos Servidores Públicos Federais prepara a agenda de embates por nossa valorização. Dia 03 de outubro já está sendo anunciado como dia de luta. A data já se aproxima e é hora da Apufsc, junto aos demais servidores públicos federais, manifestar as demandas da categoria dos docentes. 

Em todo o Brasil, servidores públicos estão em mobilização. Na UFSC, o Sintufsc está convocando Assembleia Geral para 27/09 quarta-feira quando irá deliberar sobre o calendário de luta. 

A Apufsc não ficará ausente nessa luta. Uma Assembléia Geral dos Docentes deve estar no horizonte. A próxima reunião do CR, marcada para o dia 29/09, das 10:30h às 12h, certamente, tratará de nossa inclusão na luta dos servidores. A luta por recursos para a UFSC, também, está na nossa pauta e merece mobilização. 

A Plenária Unificada do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizada dia 16 de setembro, aprovou uma agenda que contempla um calendário de atividades de lutas:

  • 03/10 – Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. O objetivo destacado é fortalecer as mobilizações deste dia em todo o país, com paralisações das categorias.
  • 04/10 – Vigília no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos – MGI pela inclusão dos Servidores no orçamento e NEGOCIAÇÃO JÁ! 
  • 05/10 – Pressão aos Parlamentares por reajuste dos servidores públicos. Luta contra a PEC 32!

Nossa participação nessa agenda é fundamental. Certamente, o reajuste de 1%, anunciado para o próximo ano, é inaceitável. E sabemos que a forma de garantir a reposição das perdas em nossa remuneração é a mobilização e luta por nossos direitos e dignidade. Essa luta tem que se dar ainda em 2023 para que os recursos estejam garantidos no Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2024. 

A Apufsc deve ser nosso canal de mobilização e, também, de articulação com outras esferas do serviço público federal.

*Assinam: 

Membros do CR Aposentados:
Ana Maria Cartaxo 
Edna Garcia Maciel Fiod
Lino Fernando Bragança Peres
Maria da Graça  Bollmann
Maria Odete Santos 
Paulo Marcos Borges Rizzo

Representantes dos Departamentos no CR:
Maria Regina de Ávila Moreira – DSS
Mailiz Garibotti Lusa – DSS
Makeli Garibotti Lusa – BOT
Paulo Antônio Horta Junior – BOT

Docentes em atividade ou em aposentadoria:
Andre Ramos
Antônio Ribas Ribeiro
Cynthia Machado Campos
Corália Piacentinni
Douglas F. Kovaleski 
Iracema Soares de Souza
Jane Maria de Souza Philippi
Giovanni Frizzo
Marcos Ferreira
Natacha E. Janata
Nise Jinkings
Paulo Ricardo do Canto Capela
Regina Célia Grando
Samuel Steiner dos Santos
Sandra Dalmagro
Soraya Conde
Valeska Nahas Guimarães
Vânia Maria Monfroi