Comissão de Trabalho do CR da Apufsc vai avaliar condições de estrutura dos Centros de Ensino da UFSC

Grupo pretende iniciar a visita a pontos críticos da universidade nas próximas semanas

A Comissão de Trabalho do Conselho de Representantes (CR) da Apufsc-Sindical se reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 1º, para discutir as condições de trabalho e infraestrutura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O grupo, composto pelo presidente do sindicato, José Guadalupe Fletes, e pelos professores Raphael da Hora, Ubirajara Franco Moreno e Rodrigo Moretti, decidiu que, a partir da próxima semana, serão realizadas visitas nos Centros de Ensino, com o objetivo de avaliar a situação atual da universidade.

Membros da comissão se reuniram de forma híbrida na manhã desta sexta-feira (Foto: Karol Bernardi/Apufsc)

O presidente da Apufsc expressou preocupação com as pendências relacionadas à salubridade do ambiente acadêmico, especialmente diante do início das aulas de graduação, no dia 11 de março. Além de problemas em aparelhos de ar-condicionado, banheiros e outros pontos que ele destaca como “condições mínimas de trabalho”, Fletes recorda que, também no dia 11, está previsto o começo da greve dos servidores Técnicos-Administrativo em Educação (TAEs).

Raphael da Hora, chefe do departamento de Matemática, acredita que a situação das salas de aula continua a mesma do ano passado. Ele conta que, em seu Centro, há inúmeros locais com mofo, infiltração, sujeira: “a estrutura ali não tem nenhuma condição de trabalho, as escadas têm desníveis, várias pessoas já se acidentaram”, completa.

Assim, para que as visitas da Comissão consigam retratar o cenário da universidade, o grupo pede que os professores e professoras que desejem compartilhar relatos de seus locais de trabalho entrem em contato com os membros da Comissão ou por meio do formulário que pode ser acessado aqui.

::: Acesse o dossiê sobre as condições de trabalho docente e funcionamento geral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) elaborado pela Apufsc-Sindical em 2023 e entregue à Reitoria

Imprensa Apufsc