Em meio à onda de calor, ar-condicionado nas escolas de SC esbarra em falta de infraestrutura

A sobrecarga da rede elétrica e a burocracia das licitações são os principais obstáculos para a garantia do ar-condicionado nas escolas, conforme ND

Com a volta às aulas em plena onda de calor, pais e alunos têm relatado a falta de ar-condicionado nas escolas de Santa Catarina. Um levantamento do ND Mais revela que, em média, 95% das unidades de ensino nas principais cidades do estado possuem aparelhos, mas nem todos apresentam funcionamento adequado.

Em Florianópolis, o ar-condicionado nas escolas municipais fica sujeito à capacidade da rede elétrica. Ainda que todas as 85 creches e 39 escolas básicas tenham equipamento, segundo a prefeitura da capital, o desempenho deixa a desejar.

“Isso implica trâmites burocráticos junto à Celesc, que envolve aprovação de projetos para posterior execução das obras. Em algumas situações, cabe à Celesc a ampliação de rede pública para atender a nova demanda de energia de determinada região onde está localizada a unidade educativa”, informou a Prefeitura de Florianópolis em nota.

Leia na íntegra: ND